Faltam
00 Dias
|
00 Horas
|
00 Minutos
|
00 Segundos
para o
21º Prêmio Visão Agro Brasil
quarta-feira, maio 21, 2025
27 °c
Ashburn
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Entenda por que o etanol é considerado um combustível do futuro

Redação Visão Agro por Redação Visão Agro
18 de julho de 2024
em Biocombustíveis, Tecnologia
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
0
Home Bioenergia Biocombustíveis
Foto: Sindalcool-PB

O etanol, ou álcool combustível, tem sido produzido no Brasil há mais de um século, desde o fim do século XIX. Os mais experientes podem lembrar que, em 1978, a Fiat lançou o Fiat 147, o primeiro veículo com motor movido exclusivamente a álcool. Já em março de 2003, a Volkswagen do Brasil revolucionou o mercado ao apresentar o primeiro carro flex, o Gol com motor AP 1.6, que podia ser reabastecido tanto com gasolina quanto com etanol, misturados no mesmo tanque.

O Ministério de Minas e Energia aponta que “o etanol combustível é o biocombustível mais largamente utilizado no País. Sua produção e uso proporciona economia significativa de consumo de derivados de petróleo. Desde a década de 1970, com o advento do Proálcool, em 1975, o País foi abastecido com mais de 637 bilhões de litros de etanol (anidro e hidratado), que proporcionaram a substituição de cerca de 2,4 bilhões de barris de petróleo equivalente, com significativa redução da emissão de gases de efeito estufa” (dados de 2022).

A tecnologia flex deu início a um legado. De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), os modelos flex, que podem ser abastecidos tanto com etanol quanto com gasolina, representam 85% da frota de veículos leves circulante no Brasil. Atualmente, a gasolina comum contém 27,5% de etanol anidro em sua composição. A adição desse biocombustível é fundamental para reduzir as emissões poluentes do combustível fóssil e atuar como antidetonante.

O etanol tem uma longa história no Brasil, sendo produzido nacionalmente a partir da cana-de-açúcar e do milho. Na Paraíba, é produzido exclusivamente derivado da cana-de-açúcar por sete empresas associadas ao Sindalcool-PB: Usina Giasa, Destilaria Tabu, Usina D’Pádua, Japungu Agroindustrial, Usina Monte Alegre e Miriri Alimentos e Bioenergia.

Mas por que o etanol, com sua longa tradição no Brasil, ainda é considerado um combustível do futuro?

Veja os pontos abaixo:

Redução das Emissões: Estamos vivendo uma era de emergência climática. O Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S) mostrou que junho de 2024 foi mais quente globalmente do que qualquer junho anterior no registro de dados, com uma temperatura média do ar na superfície da ERA5 de 16,66 °C, 0,67 °C acima da média de 1991-2020 para junho e 0,14 °C acima da alta anterior definida em junho de 2023.
Os combustíveis fósseis, derivados do petróleo, são os principais responsáveis pelas emissões poluentes que causam o efeito estufa e aumentam a temperatura do planeta. Por isso, combustíveis com baixa pegada de carbono, como o etanol, serão cada vez mais incentivados.

De acordo com a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), na comparação com a gasolina, o etanol hidratado, aquele vendido nas bombas dos postos, emite até 90% menos CO2. Além dos benefícios ambientais, rodar com etanol melhora a potência e mantém o motor mais limpo e mais próximo do novo durante todo o ciclo de vida.

Veículos Híbridos Flex: A tecnologia flex-fuel já permite que os veículos utilizem diferentes proporções de etanol e gasolina, oferecendo flexibilidade, eficiência ao consumidor e redução das emissões com o uso do etanol.

Muitas pessoas podem pensar que o carro elétrico é a única solução para a mobilidade de baixo carbono, mas não é bem assim. Para cada região do mundo, uma solução será mais eficiente.

De acordo com o estudo “Trajetórias Tecnológicas mais eficientes para a Descarbonização da Mobilidade”, da LCA e MTEmpo (disponível aqui), os resultados indicam que o cenário com predominância de veículos híbridos (motor de combustão interno aliado a um motor elétrico), além de propiciar uma redução expressiva das emissões de gases de efeito estufa, tende a impulsionar a economia brasileira e promover a criação de empregos de forma mais dinâmica, em comparação com os demais cenários, pois se preservam os elos da cadeia produtiva e se acrescentam novas tecnologias.

Montadoras como Stellantis, Toyota, Volkswagen já anunciaram investimentos que irão contemplar a produção de modelos híbridos flex no Brasil.

Políticas de Mobilidade Sustentável: Em março de 2024, o projeto de lei “Combustível do Futuro” foi aprovado pela Câmara Federal com uma votação expressiva de 429 votos a favor, 19 contra e três abstenções. Um dos principais destaques deste projeto é a ampliação do uso do etanol para a descarbonização do setor automotivo.

Este projeto pode ser votado a qualquer momento no Senado. Além da expansão do uso de etanol, o projeto contempla outros pontos importantes, como: a ampliação da mistura de biodiesel ao diesel, a produção do combustível sustentável de aviação (SAF – Sustainable Aviation Fuel), o aumento da produção de biometano e a implementação da avaliação do ciclo de vida “poço-a-roda” (em uma primeira etapa) e “berço-ao-túmulo” a partir de 2032.

Em junho deste ano, o programa Mover foi finalmente aprovado na Câmara e segue para sanção presidencial. O projeto cria uma política industrial para a mobilidade sustentável, buscando investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento e a redução das emissões de carbono no país. O programa visa a descarbonização da indústria automotiva nacional, promovendo investimentos em tecnologia para aumentar a competitividade global.

Um dos principais pontos é a promoção do uso de biocombustíveis, combustíveis de baixo teor de carbono e formas alternativas de propulsão, incentivando o uso do etanol como combustível. O Mover também trará requisitos obrigatórios de reciclagem na fabricação dos veículos e de eficiência energética no ciclo do tanque à roda.

Essas políticas juntas posicionam o etanol como um combustível extremamente necessário para o desenvolvimento do setor automotivo.

Fonte: Sindalcool-PB – Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba

Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.

SendTweetCompartilhar
Artigo anteiror

Ministério de Minas e Energia discute cooperação energética com os Estados Unidos

Próximo post

Produção de biocombustíveis cresce no Brasil e alcança recorde histórico

Redação Visão Agro

Redação Visão Agro

Notícias Relacionadas

Etanóis anidro e hidratado sobem, aponta Cepea/Esalq
Biocombustíveis

Agrovale recebe incentivo fiscal do governo da Bahia para produção de etanol

por Redação Visão Agro
21 de maio de 2025

De acordo com secretaria estadual, a usina é a maior geradora de postos de trabalho no setor privado da região...

Ler maisDetails
Projeto de lei ‘anti-Combustível do Futuro’ gera onda de críticas
Biocombustíveis

Etanol/Cepea: Vendas de hidratado são as maiores desde o final de jan/25

por Redação Visão Agro
20 de maio de 2025

Na última semana, o volume de etanol hidratado negociado pelas usinas de São Paulo cresceu 12,3% em relação à anterior,...

Ler maisDetails
Brasil é modelo para Índia em biocombustíveis, diz ministro indiano dos transportes
Biocombustíveis

Brasil é modelo para Índia em biocombustíveis, diz ministro indiano dos transportes

por Redação Visão Agro
19 de maio de 2025

Evento foi realizado na na sede da Unica, em São Paulo (SP) Em visita ao Brasil, o ministro indiano de...

Ler maisDetails
CNH fecha acordo com Starlink, de Elon Musk, para levar conectividade ao campo
Tecnologia

CNH fecha acordo com Starlink, de Elon Musk, para levar conectividade ao campo

por Redação Visão Agro
19 de maio de 2025

Subsidiária da SpaceX passará a integrar a plataforma digital FieldOps, que oferece inteligência artificial e monitoramento de máquinas CNH Industrial...

Ler maisDetails
Etanol: hidratado cai 2,38% na terceira semana consecutiva de desvalorização
Biocombustíveis

Etanol: hidratado volta a cair e anidro sobe pela terceira semana seguida

por Redação Visão Agro
19 de maio de 2025

Os etanóis anidro e hidratado fecharam a semana de 12 a 16 de maio mistos pelo Indicador Cepea/Esalq, da USP....

Ler maisDetails
Setor aéreo pode demandar até 800 bilhões de litros de etanol para SAF até 2050, diz diretor da UNICA
Biocombustíveis

Setor aéreo pode demandar até 800 bilhões de litros de etanol para SAF até 2050, diz diretor da UNICA

por Fabio Palaveri
16 de maio de 2025

Política pública brasileira já estabelece metas de substituição no setor de aviação a partir de 2027, abrindo novo mercado para...

Ler maisDetails
Etanol de milho tem momento ‘menos favorável’, avalia XP
Biocombustíveis

Etanol de milho tem momento ‘menos favorável’, avalia XP

por Redação Visão Agro
16 de maio de 2025

Projetos de investimentos em novas plantas para produção do biocombustível podem não sair do papel Cenário está menos favorável ao...

Ler maisDetails
Etanol de milho cresce 18 vezes em sete anos no Brasil
Biocombustíveis

Etanol de milho cresce 18 vezes em sete anos no Brasil

por Redação Visão Agro
15 de maio de 2025

Antes completamente refém da cana-de-açúcar para a fabricação de etanol, o Brasil diversificou a sua matriz energética com o milho. Agora, o...

Ler maisDetails
ETANOL: Indicadores seguem em queda
Biocombustíveis

Unica celebra investimentos e interesse da China em biocombustíveis no Brasil

por Redação Visão Agro
14 de maio de 2025

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) divulgou comunicado nesta terça-feira, 13, no qual exaltou os recentes anúncios...

Ler maisDetails
Etanol busca espaço na transição energética
Biocombustíveis

Etanol busca espaço na transição energética

por Redação Visão Agro
13 de maio de 2025

Em evento recente em Paris, setor sucroalcooleiro discutiu ações para aumentar em quatro vezes a oferta global de biocombustíveis até...

Ler maisDetails
Carregar mais
Próximo post
Produção de biocombustíveis cresce no Brasil e alcança recorde histórico

Produção de biocombustíveis cresce no Brasil e alcança recorde histórico

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LinkedIn Instagram Twitter Youtube Facebook

CONTATO
(16) 3945-5934
atendimento@visaoagro.com.br
jornalismo@visaoagro.com.br
comercial@visaoagro.com.br

VEJA TAMBÉM

  • Prêmio Visão Agro
  • Vision Tech Summit 
  • AR Empreendimentos

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Bioenergia
    • Biocombustíveis
    • Biogás
    • Biomassa
    • Energia renovável
    • Usinas
  • Mundo Agro
    • Cooperativismo
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
  • Mercado
    • Clima
    • Economia
    • Geopolítica
    • Internacional
    • Negócios
    • Política e Governo
    • Transporte
  • Culturas
    • Algodão
    • Café
    • Cana de Açúcar
    • Fruticultura
    • Grãos
    • Milho
    • Pecuária
    • Soja
    • Trigo
  • Insumos agrícolas
    • Adubos e fertilizantes
    • Biológicos e Bioinsumos
    • Defensivos Agrícolas
    • Implementos Agrícolas
    • Irrigação
    • Máquinas agrícolas
  • Eventos Visão Agro
    • Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã
    • Prêmio Visão Agro Brasil
    • Vision Tech Summit – Agro
    • Prêmio Visão Agro Centro – Sul
  • Em destaque
  • Leia mais

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36