Rodada de negócios em Teresina destaca potencial do setor apícola brasileiro no mercado internacional
Entre os dias 1º e 5 de julho, a ApexBrasil promoveu em Teresina (PI) a rodada de negócios Exporta Mais Brasil, onde 19 produtores nacionais do setor apícola se reuniram com oito compradores estrangeiros de seis países, resultando em um movimento de mais de R$ 7,7 milhões. Em parceria com a Investe Piauí, agência de investimentos do Governo do Piauí, o evento contou com a participação de empresas brasileiras de mel e própolis e representantes internacionais da Tailândia, Bangladesh, Reino Unido, Polônia, Espanha e Emirados Árabes Unidos.
Setor Apícola Brasileiro em Destaque
“O setor apícola brasileiro segue estratégico para o comércio de exportação, e esta segunda rodada do Exporta Mais Brasil reforça nosso potencial,” afirma Laudemir André Müller, gerente de Agronegócio da ApexBrasil. “Esses encontros possibilitam explorar novos mercados, apresentando a qualidade dos nossos produtos a países que ainda não conheciam nosso potencial.”
Durante o evento, foram realizadas 152 reuniões de negócios, envolvendo produtores de 13 estados brasileiros, como Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Thomas Heck, representante da empresa Sarant Ltd, do Reino Unido, elogiou a qualidade do mel brasileiro, destacando que as vendas de seus produtos aumentaram significativamente devido à alta qualidade do mel produzido no Norte e Nordeste do Brasil.
Liderança Feminina e Apoio aos Pequenos Produtores
Dentre as 19 empresas brasileiras participantes, oito são comandadas por mulheres. “Estamos incentivando a participação feminina nas nossas ações, incluindo critérios de pontuação extra para empresas lideradas por mulheres,” explica Clarissa Furtado, gerente de Competitividade da ApexBrasil. “As mulheres já desempenham um papel fundamental na liderança de cooperativas e na agricultura familiar em todo o país, e é crucial que elas também participem das negociações internacionais.”
A relevância dos pequenos produtores é destacada na cadeia de mel e própolis brasileira. “Dos 10 mil produtores do setor, 82% são da agricultura familiar,” explica Clarissa. O Piauí é o principal exportador do Brasil, responsável por 36% das exportações do segmento. Muitos desses produtores fazem parte do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da ApexBrasil, recebendo preparação para parcerias internacionais.
“A ApexBrasil apoia constantemente os pequenos produtores e a liderança feminina. Esta rodada nos proporcionou a oportunidade de prospectar novos clientes e realizar negócios,” afirma Janete Dias, gerente administrativa da Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião (Comapi) de Simplício Mendes (PI). “As mulheres estão muito presentes na apicultura, tanto no processo de extração do mel quanto na gestão dos negócios.”
Visitas Técnicas
Além das reuniões, os representantes estrangeiros visitaram espaços produtivos de mel e própolis nas cidades de Picos e Oeiras, a cerca de 300 km de Teresina. Entre os locais visitados estava a Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (CASA APIS), que promove a produção e comercialização de mel orgânico por trabalhadores da agricultura familiar. Outra visita foi à Mel Wenzel, uma das pioneiras da apicultura no Piauí, e ao Grupo Sama, um dos maiores exportadores de mel do país.
Potencial do Setor Apícola no Brasil
No Brasil, a produção apícola é uma fonte alternativa sustentável de emprego e renda, especialmente para pequenos produtores. Segundo o IBGE, 82% dos mais de 100 mil apicultores brasileiros são da agricultura familiar. O Brasil se destaca como um grande produtor de mel orgânico, beneficiado por suas áreas preservadas e condições climáticas favoráveis.
O Nordeste, particularmente, é responsável pela maior parte do mel orgânico exportado pelo país, com o Piauí liderando as exportações em 2023. De acordo com a Associação Brasileira de Exportadores de Mel (ABEMEL), até maio de 2024, o Brasil exportou mel no valor de US$ 35,065 milhões, com os principais destinos sendo Estados Unidos, Alemanha e Canadá.
Sobre o Exporta Mais Brasil
O programa Exporta Mais Brasil, com o slogan “Rodando o país para as nossas empresas ganharem o mundo,” foi criado pela ApexBrasil para potencializar as exportações brasileiras. Em 2023, o programa realizou 13 rodadas de negócios em 13 estados, abrangendo diversos setores produtivos. Até o final de 2024, mais 14 estados e 15 setores produtivos serão contemplados pelo programa, que já movimentou mais de R$ 400 milhões e promoveu mais de 4 mil reuniões de negócios até o momento.
Fonte: Portal do Agronegócio
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.