A indústria brasileira tem potencial para movimentar US$ 5,62 bilhões até 2028, com uma taxa de crescimento anual de 21%, segundo o Observatório Nacional da Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O impulso vem da digitalização e da conectividade nas operações, fortalecendo a competitividade e inovação em setores estratégicos.
Esse crescimento acelerado vem se consolidando nos últimos anos. Em 2022, o setor registrou um volume de US$ 1,77 bilhão, com uma média de crescimento anual de 18,8% desde 2017. A CNI aponta que o impacto das tecnologias da indústria 4.0 é especialmente relevante em áreas de alto valor agregado, como o agronegócio, o setor de automóveis e equipamentos industriais, onde a produtividade pode crescer até 30% com a adoção de soluções digitais.
O diretor de Indústrias de Energia da Microsoft Brasil, Claudio Makarovsky, ressaltou em entrevista ao Portal Visão Agro que a inteligência artificial generativa representa um marco crucial neste momento de evolução. “Essa tecnologia impulsiona a transformação ao oferecer IA acessível e amplamente aplicável em todos os aspectos da produção agrícola, estabelecendo as bases para uma transição rumo à Indústria 5.0. Isso resulta em processos mais inteligentes e na otimização dos já existentes”.
Para o CEO da Visão Agro, Alexandre Ramos (Mahal), é mais do que uma simples tendência, mas sim uma transformação estratégica. “A Indústria 4.0 representa uma mudança significativa. Com os avanços em automação, inteligência artificial e análise de dados em tempo real, podemos impulsionar o agro em sua jornada para alcançar uma produção mais eficiente e sustentável, visto que o Brasil possui know-how para isso”, destacou.
Novas ferramentas
A tecnologia trouxe uma série de novas ferramentas que estão transformando o agronegócio e a indústria. Entre as principais soluções estão os drones para monitoramento, capazes de captar imagens em alta resolução e fornecer análises detalhadas sobre a saúde das plantas, níveis de umidade e até identificação de pragas. Sensores avançados para análise do solo, ajudando agricultores a ajustar com precisão os insumos necessários, como fertilizantes e irrigação, para otimizar os rendimentos. Ferramentas de inteligência artificial são cada vez mais utilizadas para prever condições climáticas, automatizar processos e fornecer recomendações personalizadas para os produtores.
Além disso, a Internet das Coisas (IoT) conecta máquinas, sensores e dispositivos pela internet, permitindo uma troca de informações em tempo real, que garante uma operação agrícola mais precisa e eficiente. Essa integração viabiliza a automação de sistemas de irrigação, monitoramento de gado e controle de equipamentos, o que resulta em uma redução de desperdícios e aumento da produtividade. Quando aliada à computação em nuvem, essa conectividade permite o compartilhamento remoto de dados, diminuindo custos operacionais e melhorando a tomada de decisões com acesso rápido a informações centralizadas.
No entanto, à medida que esses sistemas se tornam mais interconectados, a cibersegurança surge como um aspecto crucial para proteger dados e operações contra ameaças digitais, garantindo a continuidade e segurança das operações do setor.
Cibersegurança
Tópico cada vez mais presente no cenário agroindustrial, a cibersegurança consiste na proteção de informações sensíveis, garantindo a continuidade de operações conectadas e prevenindo falhas em sistemas essenciais para a automação. Em um cenário onde a interconexão cresce, a segurança digital se torna um pilar estratégico para sustentar a inovação e a competitividade nesses setores.
O tema também está inserido na programação do Vision Tech Summit – Agro, conferência de tecnologia realizada pela Visão Agro juntamente com o Gatua que acontece em junho de 2025, em Ribeirão Preto-SP. O evento reunirá líderes, especialistas e profissionais renomados para debater tendências, avanços e desafios que moldam o futuro do agronegócio no Brasil e no mundo, incluindo palestras sobre cibersegurança, automação e soluções digitais voltadas ao setor.
O Summit promete ser uma experiência transformadora para todos que buscam liderar e inovar no setor. Para mais informações sobre o evento, acompanhe nosso Instagram @visiontechsummit ou acesse o site https://visiontechsummit.com.br/.
Fonte: Josielle Gregório – Visão Agro
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.