As ações do MME para o fortalecimento do setor foram destacadas no encontro, que reuniu representantes do governo e especialistas em combustíveis, qualidade, logística, energia e agronegócio
O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta quinta-feira (18/7), do seminário Desafios para o segmento diesel no Brasil nos próximos 20 anos, em São Paulo. Promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o encontro reuniu especialistas em combustíveis, qualidade, logística, energia e agronegócio, além de autoridades e representantes do governo para debater sobre o tema.
Representando o ministro Alexandre Silveira no evento, o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Mendes, ressaltou como o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) e o Combustível do Futuro podem fortalecer a descarbonização no país. “Avançaremos ainda mais na integração de políticas públicas voltadas para promoção da mobilidade sustentável de baixo carbono e teremos a possibilidade de investirmos de forma ainda mais expressiva na produção de energia limpa”, destacou. O seminário abordou temas cruciais para o desenvolvimento sustentável do país, como o aumento da produção e utilização dos biocombustíveis na matriz energética nacional.
Entre os tópicos explorados durante o encontro, as políticas públicas que estimulam a adoção de fontes mais limpas aos combustíveis fósseis, como o Projeto de Lei Combustível do Futuro – já aprovado na Câmara dos Deputados e em discussão no Senado Federal -, foram objeto de análise. A participação do MME no seminário reforça o compromisso com o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para o setor energético brasileiro, principalmente no ramo de transportes, considerado de difícil abatimento de gases do efeito estufa.
Brasil bate recorde na produção de Biocombustíveis
O país alcançou recorde histórico na produção de biocombustíveis em 2023, como mostra o Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2024, divulgado recentemente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Na área do biodiesel, a produção nacional foi de mais de 7,5 bilhões de litros, impulsionada pela elevação do percentual de mistura obrigatória ao diesel para 12%, a partir de 1º de abril de 2023.
Em reuniões no Brasil e fora, o ministro Alexandre Silveira tem destacado a força do país frente aos desafios do setor de transportes. “O aumento da participação de biocombustíveis em nossa matriz energética demonstra a liderança do Brasil na transição energética justa e inclusiva. Estamos na vanguarda quando se trata de alternativas aos combustíveis fósseis, e o aumento da produção do biodiesel é fruto desse esforço”, afirmou.
Fonte: Gov.br
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.