Iniciativa Sustentável Transforma Resíduos em Energia e Reduz Custos na Indústria de Laticínios
A RAR, uma das líderes do setor agroalimentício brasileiro, com sede em Vacaria, Rio Grande do Sul, tem se destacado pelo uso de combustíveis renováveis em sua produção de laticínios. A empresa gera biogás a partir dos resíduos de sua fazenda leiteira, o que resultou em uma economia de R$ 1,13 milhão no último ano. Esse biogás é utilizado para alimentar as caldeiras da fábrica, contribuindo significativamente para a redução de custos operacionais.
Sérgio Barbosa, presidente executivo da RAR, informou que o sistema atualmente instalado produz cerca de 300 mil m³ de biogás anualmente. “Atualmente, somos o décimo maior produtor de leite do Brasil e o primeiro do Rio Grande do Sul, com uma média de 45 mil litros diários. Utilizamos os resíduos animais para a produção de biogás, que serve como combustível nas caldeiras do nosso laticínio, proporcionando economia e benefícios ambientais ao optar por fontes renováveis”, destacou o executivo.
Além disso, Sérgio enfatizou que toda a energia gerada é consumida internamente pela empresa, promovendo um ciclo fechado de produção. “A sustentabilidade é um valor fundamental para a nossa empresa. Investimos em práticas de reutilização de água, utilização de energia renovável e redução de plásticos em nossas embalagens. Fomos também a primeira fazenda na região Sul do Brasil a receber o selo de bem-estar animal, reafirmando nosso compromisso com as melhores práticas de ESG”, concluiu.
Fonte: Portal do Agronegócio
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.