Faltam
00 Dias
|
00 Horas
|
00 Minutos
|
00 Segundos
para o
21º Prêmio Visão Agro Brasil
sábado, novembro 15, 2025
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Projeto que isenta híbridos do IPVA em SP mantém cobrança para totalmente elétricos

Redação Visão Agro por Redação Visão Agro
16 dezembro, 2024
em Leia mais
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
0
Home Leia mais
Compartilhe no WhatsappShare on TwitterCompartilhe no Linkedin

Texto estabelece que esses automóveis não paguem o imposto entre 2025 e 2026

O projeto de lei que prevê a isenção de IPVA para veículos leves movidos a hidrogênio ou híbridos (combustão e elétrico) aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na terça-feira, 10, deixa de fora os veículos totalmente elétricos.

Leia mais

Setor privado quer que o Proálcool ‘inspire’ o mundo

Coalizão para mercado de carbono atrai potências globais na COP30

Cade discutirá concorrência no setor de combustíveis em audiência pública

Na COP, coalizão pela descarbonização dos transportes tem 121 adesões

Pela proposta, que ainda precisa ser sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), os automóveis dessas categorias não vão pagar o imposto de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2026. 

A partir de 2027, segundo o texto, a taxa volta a ser cobrada gradualmente, até chegar em 4% – valor atual – em 2030. Para se enquadrar no benefício, além das especificações do combustível, o automóvel não pode passar do valor de R$ 250 mil.

Segundo os cálculos do governo, a estimativa é que o estado deixe de arrecadar cerca de R$ 300 milhões com a medida no primeiro ano e, posteriormente, por volta de R$ 450 milhões.

Polêmicas

O projeto causa polêmica porque não inclui os veículos totalmente elétricos e beneficia carros que podem utilizar compostos não renováveis, como a gasolina.

Em entrevista ao Bom Dia SP desta sexta-feira, 13, o secretário da fazenda e planejamento, Samuel Kinoshita, afirmou que a decisão de priorizar carros híbridos busca voltar a atenção para a tecnologia nacional de fonte de combustível limpa, o etanol.

“Não há nada contra os veículos elétricos, eles são certamente uma opção. Vários países fazem a opção pelo elétrico porque eles não dispõem de uma tecnologia de base energética própria como nós temos. Nos últimos 40, 50 anos, o nosso país, em específico o estado de São Paulo, fez um investimento muito grande na indústria do etanol”, detalhou.

O secretário argumentou que a indústria automotiva local é “muito capaz de converter e construir esses veículos híbridos, flex, que têm a possibilidade de produzir uma bateria com uma boa capacidade de rodar o carro por uma boa quilometragem e, ao mesmo tempo, utilizar esse combustível verde, que é o etanol”.

“Ou seja, a gente consegue juntar tanto a questão ambiental, quanto a questão dos empregos dos paulistas. Seja na própria indústria do etanol, seja na indústria automotiva”, completou.

Sobre a possibilidade de alguém que utiliza gasolina como combustível de um carro híbrido flex utilizar o benefício, o secretário afirmou que as pessoas já preferem o etanol à gasolina e que não havia um desejo de forçar o consumidor.

“Seria um pouco perigoso, do ponto de vista estratégico, que a gente forçasse de alguma maneira a não possibilidade da utilização da gasolina porque os biocombustíveis podem ter algum problema de safra e aí a gente desprotegeria, estrategicamente, o nosso estado e o nosso país”, justificou.

Kinoshita explicou, também, que o limite de preço para o veículo vai incentivar as montadoras a produzirem carros mais baratos.

Caminhões e ônibus movidos exclusivamente a hidrogênio e gás natural ficariam isentos até 2029. E, para se enquadrar no PL, devem ser movidos a hidrogênio ou gás natural, o que inclui o biometano.

Histórico

Em outubro de 2023, o governador Tarcísio vetou um projeto de lei parecido, mas que incluía veículos elétricos.

Em junho deste ano, quando estava prevista a votação do projeto aprovado agora, o deputado estadual Antônio Donato (PT) autor do PL vetado, questionou o motivo da retirada dos carros elétricos da proposta. “A gente está batalhando para que ela faça parte com todas as possibilidades da descarbonização, mas entendemos que a mais eficiente é o carro 100% elétrico”, afirmou.

Além da não inclusão, como 80% do valor do IPVA é dividido entre o estado e as cidades, o projeto também divide opiniões quanto aos municípios menores. Eles temem a diminuição do valor arrecadado por conta da isenção.

De acordo com o Presidente da Associação Paulista de Municípios, Marcelo Barbieri, isso não significa que a medida não seja necessária.

“Eu sou a favor de fortalecer os carros híbridos e impedir as emissões, mas o problema é você dividir isso de maneira igual entre estado e município, não é justo, você tira esse recurso, é muito dinheiro para o município”, disse, também em junho.

“Então, o que eu defendo, eu luto: vamos fazer uma compensação, vamos pegar um município de x mil habitantes e ele vai ter uma compensação, pode fazer, inclusive, modulada favorecendo os menores”, completou.

Fonte: G1

Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.

SendTweetCompartilhar
Artigo anteiror

21ª edição do Prêmio Visão Agro destaca lideranças do setor bioenergético – veja vídeo

Próximo post

Soja: Menor demanda, clima e expectativas de safra recorde mantêm pressão sobre cotações

Redação Visão Agro

Redação Visão Agro

Notícias Relacionadas

Setor privado quer que o Proálcool ‘inspire’ o mundo

Setor privado quer que o Proálcool ‘inspire’ o mundo

14 novembro, 2025
Coalizão para mercado de carbono atrai potências globais na COP30

Coalizão para mercado de carbono atrai potências globais na COP30

14 novembro, 2025
Cade discutirá concorrência no setor de combustíveis em audiência pública

Cade discutirá concorrência no setor de combustíveis em audiência pública

14 novembro, 2025
Na COP, coalizão pela descarbonização dos transportes tem 121 adesões

Na COP, coalizão pela descarbonização dos transportes tem 121 adesões

13 novembro, 2025
BNDES mobiliza mais R$ 21 bilhões na COP30 para transição sustentável

BNDES mobiliza mais R$ 21 bilhões na COP30 para transição sustentável

13 novembro, 2025
Governo amplia acesso de empresas ao Plano Brasil Soberano

Governo amplia acesso de empresas ao Plano Brasil Soberano

13 novembro, 2025
“Se mundo usar etanol na gasolina, queda de carbono será significativa”, diz Renan Filho

“Se mundo usar etanol na gasolina, queda de carbono será significativa”, diz Renan Filho

13 novembro, 2025
Lucro líquido da Caramuru Alimentos tem alta de 202,4% no terceiro trimestre

Lucro líquido da Caramuru Alimentos tem alta de 202,4% no terceiro trimestre

13 novembro, 2025
Etanol: anidro recua 3,52% e hidratado desvaloriza 0,94% na semana

Associação de produtores de etanol dos EUA defende mistura permanente de 15% à gasolina

13 novembro, 2025
Na esteira dos biocombustíveis, AGCO prepara trator movido a etanol

Na esteira dos biocombustíveis, AGCO prepara trator movido a etanol

12 novembro, 2025
Carregar mais
Próximo post

Soja: Menor demanda, clima e expectativas de safra recorde mantêm pressão sobre cotações

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LinkedIn Instagram Twitter Youtube Facebook

CONTATO
(16) 3945-5934
atendimento@visaoagro.com.br
jornalismo@visaoagro.com.br
comercial@visaoagro.com.br

VEJA TAMBÉM

  • Prêmio Visão Agro
  • Vision Tech Summit 
  • AR Empreendimentos

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36

Inovação, tecnologia e transformação digital no Agronegócio.
Prepare-se para o maior evento tech-agro do ano!

Saiba mais no site oficial

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Bioenergia
    • Biocombustíveis
    • Biogás
    • Biomassa
    • Energia renovável
    • Usinas
  • Mundo Agro
    • Cooperativismo
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
  • Mercado
    • Clima
    • Economia
    • Geopolítica
    • Internacional
    • Negócios
    • Política e Governo
    • Transporte
  • Culturas
    • Algodão
    • Café
    • Cana de Açúcar
    • Fruticultura
    • Grãos
    • Milho
    • Pecuária
    • Soja
    • Trigo
  • Insumos agrícolas
    • Adubos e fertilizantes
    • Biológicos e Bioinsumos
    • Defensivos Agrícolas
    • Implementos Agrícolas
    • Irrigação
    • Máquinas agrícolas
  • Eventos Visão Agro
    • Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã
    • Prêmio Visão Agro Brasil
    • Vision Tech Summit – Agro
    • Prêmio Visão Agro Centro – Sul
  • Em destaque
  • Leia mais

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36