Faltam
00 Dias
|
00 Horas
|
00 Minutos
|
00 Segundos
para o
21º Prêmio Visão Agro Brasil
sábado, junho 28, 2025
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Stellantis resgata motor turbo a etanol para carros híbridos nacionais

Redação Visão Agro por Redação Visão Agro
2 fevereiro, 2023
em Biocombustíveis
Tempo de leitura: 6 minutos
A A
0
Home Bioenergia Biocombustíveis

Faz quase quatro anos que surgiram informações sobre o desenvolvimento de um motor a etanol revolucionário dentro das instalações da Fiat. Era o chamado motor E4 seria focado na alta eficiência energética na queima do combustível vegetal. Agora este projeto vai sair do papel e será usado para otimizar seus futuros carros híbridos nacionais.

Será um motor turbo, com injeção direta e melhorias termodinâmicas pensadas para queimar apenas etanol e da forma mais eficiente possível. Esse será o primeiro passo para redução das emissões de CO2 desde o lançamento da família de motores GSE e ganhará o mercado antes mesmo das versões eletrificadas dos motores 1.0 e 1.3, que já haviam sido confirmados.

A informação é do COO da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa. Em conversa com jornalistas do Brasil, o executivo apresentou o caminho tecnológico que será seguido por todas as marcas do grupo que fabricam no Brasil (leia-se Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e, em breve, Ram) para alcançar uma meta de redução de emissões de CO2 até 2030 em 50%. Esse caminho passa pela eletrificação e faz parte de um projeto chamado BioElectro, que terá alcance global.

Se o primeiro passo será uma aposta forte no etanol como combustível principal em motores a combustão, o ápice será o uso do etanol em células de combustível para gerar energia para motores elétricos. Seria um sistema parecido com o proposto pela Nissan, mas que ainda depende de muita pesquisa para ser aperfeiçoado e ter custo competitivo.

O que está mais que certo é que a eletrificação dos Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot nacionais terá um motor a combustão movido a etanol como pilar principal. Contudo, os motores flex não serão descartados.

Filosa justifica a escolha: “Do plantio [da cana-de-açúcar] até o uso [como etanol], as emissões de CO2 de um carro a etanol são equivalentes às de um carro elétrico que roda na Europa”. Essa é uma conta que considera, também, a origem da energia usada para recarregar os carros elétricos. “Podemos falar que o Brasil tem hoje, por equivalência, a maior frota elétrica do mundo.”, completou destacando que mesmo carros mais antigos em circulação no Brasil ou são flex ou usam pelo menos 27% de etanol misturado na gasolina.

O executivo reforça uma informação que já era conhecida: a eletrificação de todos os carros da Stellantis fabricados no Brasil será feita com componentes fabricados no Brasil.

“Quando se fala em tecnologia, vamos localizar a tecnologia do etanol e componentes de eletrificação, da mais leve a mais pesada. Tudo com desenvolvimento local”, ponderou lembrando que a empresa tem 1500 engenheiros na fábrica de Betim (MG) e outros 200 em Goiana (PE), locais onde concentra suas operações de desenvolvimento na América do Sul.

De acordo com Filosa, os próximos passos são para curto e médio prazo. “Leva entre 18 e 24 meses para desenvolver um carro novo. […] As primeiras criações serão apresentadas no fim deste ano e os lançamentos virão nos próximos anos”.

Logo, é muito provável que vejamos um carro a etanol da Stellantis ainda em 2023, ainda que seja um protótipo. Mas não se surpreenda caso a fabricante escolha algum de seus modelos para lançar uma versão movida apenas a etanol, servindo de laboratório para seu projeto.

Primeiros motores híbridos nacionais

A Stellantis não pretende lançar um carro híbrido leve no Brasil antes que os componentes tenham produção local. Isso vale do motor à bateria, passando pelos softwares de gerenciamento dos motores. Os motores que serão eletrificados são justamente da família GSE, que já foram desenvolvidos considerando essa evolução e já têm versões híbridas na Europa.

No Velho Continente, o sistema mais simples é de 12V, e combina o três-cilindros 1.0 aspirado a um elétrico com 5 cv, inclusive em versões com câmbio manual. O outro, mais robusto, trabalha com 48V e tem 20 cv e 5,6 kgfm para auxiliar o novo 1.5 turbo de 130 cv e 24,5 kgfm.

Por aqui, primeira movimentação para o lançamento de carros nacionais com tecnologia híbrida leve aconteceria entre 2024 e 2025. Dos 43 lançamentos previstos pela Stellantis até 2025, sete serão carros eletrificados. E informações obtidas por QUATRO RODAS dão conta de que Pulse e Fastback serão os primeiros híbridos nacionais da Fiat, já no ano que vem.

Convém explicar que para transformarem os motores 1.0 e 1.3 turbo em híbridos leves será adicionado um motor/gerador que substitui o alternador e o motor de partida. Ele é ligado ao virabrequim via correia dentada não apenas dá um fôlego extra quando o motor é exigido, mas também pode permitir desligá-lo em descidas, recuperar energia da frenagem e auxiliar sistemas que eventualmente roubam desempenho do carro. A tendência é que o sistema melhore não apenas as emissões, mas também o consumo e o desempenho.

Também é interessante notar que a Stellantis também já fala em carros híbridos plenos nacionais. São híbridos com motor elétrico capaz de impulsionar o sozinho ou dar um suporte maior ao motor a combustão (que, neste caso, será movido apenas a etanol) por ter uma bateria um pouco maior, recarregada pela energia das frenagens e reduções ou pelo próprio motor a combustão. A empresa quer chegar em 2030 com 20% de eletrificação dos seus carros vendidos no Brasil.

O passo seguinte, antecipando as células de combustível, será a fabricação de carros elétricos no Brasil.

Como era o projeto do motor a etanol?

A ideia de otimizar a queima do álcool em motores turbo dentro da fábrica de Betim (MG) começou há pelo menos 10 anos ainda com o 1.4 T-Jet que equipou Punto, Linea e Bravo. Por volta de 2019 esse projeto foi retomado antes mesmo dos motores 1.3 GSE Turbo chegarem ao mercado e teria uma “patente nacional” com o objetivo de “reduzir o gap de consumo do etanol em relação à gasolina, que é de 30% atualmente”.

O que se sabia até agora é que o projeto do motor E4 acabara servindo como um laboratório para a criação da versão flex do motor 1.3 GSE turbo. Agora, porém, ele aparenta estar com a missão de se tornar o salvador desta família de motores a combustão e é bem provável que ganhe uma versão com três cilindros baseada no 1.0 GSE turbo.

O objetivo seria transformá-lo o suficiente para elevar sua eficiência com etanol a um patamar ainda não visto — e que motores flex estão longe de entregar, pois buscam um equilíbrio de eficiência entre o etanol e a gasolina. Imagine um carro a álcool com rendimento por litro equivalente ao da gasolina. É isso o que buscam.

Quatro anos atrás os mais empolgados na Fiat diziam que o projeto do motor E4 poderia garantir a sobrevida dos motores a combustão por mais 50 anos. Parece que agora há chances de isso realmente acontecer, ainda que apenas no Brasil.


Fonte: Quatro Rodas

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real ou nos acompanhe através do Telegram

SendTweetCompartilhar
Artigo anteiror

Previsão do tempo: risco de granizo, temporais e rajadas de vento

Próximo post

Açúcar volta a subir nos mercados internacionais e se aproxima da máxima de 6 anos

Redação Visão Agro

Redação Visão Agro

Notícias Relacionadas

Etanol de milho cresce 18 vezes em sete anos no Brasil
Biocombustíveis

Etanol de milho já responde por 42% da produção total em Mato Grosso do Sul

por Redação Visão Agro
27 junho, 2025

Com novos investimentos e usinas, Estado avança como polo nacional de biocombustíveis sustentáveis Mato Grosso do Sul fortalece sua liderança...

Ler maisDetails
“O Brasil está dando um salto histórico com etanol a 30% e biodiesel a 15%”, diz Arnaldo Jardim
Biocombustíveis

“O Brasil está dando um salto histórico com etanol a 30% e biodiesel a 15%”, diz Arnaldo Jardim

por Fabio Palaveri
26 junho, 2025

Arnaldo Jardim no IFAMA World Agribusiness Conference | Imagem: Transmissão ao Vivo Na manhã desta quinta-feira (26), durante sua participação...

Ler maisDetails
Biocombustíveis

“Não tem como alguém fazer discurso de que biocombustível compete com alimento”, diz Lula

por Redação Visão Agro
26 junho, 2025

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, refutou o argumento de que há competição de uso de commodities...

Ler maisDetails
Governo aprova mistura de 30% de etanol na gasolina e prevê queda no preço do combustível
Biocombustíveis

Governo aprova mistura de 30% de etanol na gasolina e prevê queda no preço do combustível

por Redação Visão Agro
26 junho, 2025

Os membros do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovaram a mudança na mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina,...

Ler maisDetails
Abertura da China amplia parceria estratégica para coprodutos do etanol de milho brasileiro
Biocombustíveis

Abertura da China amplia parceria estratégica para coprodutos do etanol de milho brasileiro

por Redação Visão Agro
26 junho, 2025

Olhar estrangeiro para a produção nacional reforça o potencial do DDGS do Brasil no mercado asiático. Assunto será abordado durante...

Ler maisDetails
Solução desenvolvida pela USP pode reduzir perda de produção de etanol por contaminação
Biocombustíveis

Governo deve aumentar mistura do etanol na gasolina de 27% para 30% nesta quarta-feira

por Redação Visão Agro
25 junho, 2025

Medida, que já conta com respaldo técnico, será ratificada pelos ministros do CNPE O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE)...

Ler maisDetails
“Explosão” do etanol impulsiona alta no consumo de milho
Biocombustíveis

Brasil projeta etanol de milho como alternativa sustentável até 2025

por Redação Visão Agro
25 junho, 2025

Produção deve alcançar 25% até 2025, com investimento de R$ 40 bilhões em novas usinas A produção de etanol a...

Ler maisDetails
Honeywell aposta em etanol brasileiro para destravar mercado global de SAF
Biocombustíveis

Honeywell aposta em etanol brasileiro para destravar mercado global de SAF

por Redação Visão Agro
24 junho, 2025

Rajesh Gattupalli, presidente da Honeywell UOP, durante evento em San Antonio, Texas | Foto: divulgação MegaWhat O Brasil pode liderar...

Ler maisDetails
Etanol: hidratado cai 2,38% na terceira semana consecutiva de desvalorização
Biocombustíveis

Produção de etanol nos EUA cai 1% na semana, para 1,109 milhão de barris por dia

por Redação Visão Agro
23 junho, 2025

A produção média de etanol nos Estados Unidos foi de 1,109 milhão de barris por dia na semana encerrada em...

Ler maisDetails
Etanol de milho cresce 18 vezes em sete anos no Brasil
Biocombustíveis

DATAGRO: Indústria de etanol de milho deve registrar melhores margens de produção em 25/26

por Redação Visão Agro
20 junho, 2025

A disparada do preço do milho no início do ano, em meio às dúvidas sobre as condições climáticas e a...

Ler maisDetails
Carregar mais
Próximo post
Açúcar

Açúcar volta a subir nos mercados internacionais e se aproxima da máxima de 6 anos

LinkedIn Instagram Twitter Youtube Facebook

CONTATO
(16) 3945-5934
atendimento@visaoagro.com.br
jornalismo@visaoagro.com.br
comercial@visaoagro.com.br

VEJA TAMBÉM

  • Prêmio Visão Agro
  • Vision Tech Summit 
  • AR Empreendimentos

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36

Inovação, tecnologia e transformação digital no Agronegócio.
Prepare-se para o maior evento tech-agro do ano!

Saiba mais no site oficial

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Bioenergia
    • Biocombustíveis
    • Biogás
    • Biomassa
    • Energia renovável
    • Usinas
  • Mundo Agro
    • Cooperativismo
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
  • Mercado
    • Clima
    • Economia
    • Geopolítica
    • Internacional
    • Negócios
    • Política e Governo
    • Transporte
  • Culturas
    • Algodão
    • Café
    • Cana de Açúcar
    • Fruticultura
    • Grãos
    • Milho
    • Pecuária
    • Soja
    • Trigo
  • Insumos agrícolas
    • Adubos e fertilizantes
    • Biológicos e Bioinsumos
    • Defensivos Agrícolas
    • Implementos Agrícolas
    • Irrigação
    • Máquinas agrícolas
  • Eventos Visão Agro
    • Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã
    • Prêmio Visão Agro Brasil
    • Vision Tech Summit – Agro
    • Prêmio Visão Agro Centro – Sul
  • Em destaque
  • Leia mais

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36