Parceria foca no desenvolvimento de soluções abertas e integradas para automação industrial, visando simplificar processos no setor
Recentemente, duas gigantes da indústria brasileira anunciaram uma aliança estratégica que promete transformar o cenário da automação industrial como conhecemos. A WEG, referência global em equipamentos eletroeletrônicos, e a Smar, líder em sistemas de automação industrial, agora são parceiras que atuarão no desenvolvimento de soluções tecnológicas abertas. O foco dessa união é proporcionar produtos que descompliquem a indústria, com alcance global, oferecendo uma solução completa de eletrificação, controle e gestão de operação.
Diretor-presidente da Smar, Libânio Carlos de Souza cedeu uma entrevista exclusiva ao portal Visão Agro, onde destacou o grande potencial dessa união. “Estamos criando soluções tecnológicas brasileiras visando fazer o Brasil avançar no setor industrial globalmente, sempre com o foco em tecnologias abertas“, afirmou. Segundo ele, a nova parceria é uma grande oportunidade de impulsionar a inovação com produtos nacionais de altíssima qualidade.
Marcos Mesquita, Head of Automation Solutions da WEG, também participou da entrevista e explicou que a ideia da parceria surgiu da complementaridade entre as duas empresas. “A Smar domina o controle do chão de fábrica, enquanto a WEG é especialista em eletrificação. Juntas, podemos oferecer ao mercado uma solução integrada, que une dados de diferentes partes do processo industrial em uma plataforma única“, disse. Segundo ele, a proposta é simples, mas ambiciosa: integrar as áreas de controle e automação para criar um sistema eficiente, capaz de melhorar a competitividade da indústria brasileira no mercado global.
Tecnologias abertas
Um dos diferenciais da parceria é o foco em tecnologias abertas. A WEG e a Smar estão desenvolvendo soluções que seguem o padrão O-PAS (Open Process Automation Standard), promovendo a interoperabilidade e a flexibilidade nos processos industriais. Isso significa que os componentes poderão se comunicar de maneira mais eficiente, independentemente dos fabricantes, proporcionando às empresas maior liberdade de escolha e redução de custos. Além disso, a aliança entre elas visa garantir que as soluções sejam escaláveis e adaptáveis a diferentes tipos de indústrias, desde o setor sucroalcooleiro até o mercado global de automação de processos.
Além disso, o desenvolvimento de componentes interoperáveis e software portátil permitirá que a automação dos processos industriais seja mais flexível e econômica, como aponta o Memorando de Entendimento recentemente assinado entre as empresas. Essa tecnologia permitirá que a indústria adapte e customize suas operações de acordo com suas necessidades específicas, sem a dependência de uma única solução proprietária. É uma abordagem que promete trazer agilidade e eficiência para o setor.
Impacto global
Em termos de impacto, ambas empresas acreditam que a aliança WEG- Smar vai acelerar a evolução tecnológica da indústria brasileira. “Com essa parceria, a indústria brasileira ficará muito bem servida, fato que ajudará a acelerar o processo de industrialização 4.0 no país”, destacou Marcos. Ele acredita que o Brasil tem um grande potencial de crescimento no segmento, e essa união de forças vai permitir que as empresas brasileiras estejam à frente no desenvolvimento e na aplicação de novas tecnologias.
Essa visão também está alinhada com as metas globais de descarbonização e evolução econômica, já que as tecnologias desenvolvidas pela WEG e Smar vão atender à demanda por soluções mais eficientes e sustentáveis. A ideia é proporcionar à indústria uma nova forma de operar, mais independente e flexível, capaz de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado e às novas exigências globais.
Fonte: Fábio Palaveri – Visão Agro
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.