Açúcar – Para cima ou para baixo? Essa pergunta parece aparecer a cada vencimento de futuros. Um vencimento é o único momento em que o mercado físico e futuro do açúcar se alinham e, portanto, todos querem saber o que significam.
A resposta mais simples (e menos útil) é que um vencimento não é de alta nem de baixa. Expirações são apenas transações que combinam compradores e vendedores por um preço. Embora isso seja verdade, em muitas transações uma parte tem a vantagem e isso tem consequências.
O que aconteceu antes do vencimento do açúcar bruto de outubro de 22?
O contrato futuro de açúcar bruto de outubro de 22 expirou na sexta-feira passada com um prêmio de 74 pontos em relação aos futuros de março de 23. Cerca de 750 mil toneladas de açúcar bruto foram entregues, todos do Brasil. Este é um volume respeitável para um vencimento em outubro.
O açúcar entregue deve estar disponível entre 1º de outubro e 15 de dezembro.
É nesse período que os estoques da maior região exportadora de açúcar do mundo, o Centro-Sul do Brasil, atingem o pico. Enquanto isso, os futuros de março de 23 expiram durante a safra brasileira, quando a oferta é escassa.
Em condições normais de mercado, os futuros de outubro devem expirar com desconto para encorajar os traders a levarem o açúcar do período de abundância para o período de escassez. Isso não aconteceu desta vez, o que muitas vezes é um sinal de que o fornecimento de açúcar está sendo interrompido .
De fato, foi o primeiro contrato futuro de outubro a não expirar com desconto em relação ao março desde 2011, quando o preço fixo era de 27c/lb.
Isso é estranho porque não há indicação de que o mercado de açúcar esteja tão subabastecido hoje quanto estava no auge do mercado altista de 2009-2011. O preço fixo está apenas em 18c/lb hoje. A ´escassez´ no mercado de açúcar é técnica.
Uma fila de navios esperando para atracar nos portos brasileiros tornou-se auto-alimentada. As casas comerciais estão nomeando os navios cada vez mais cedo para que eles atraquem a tempo. Isso foi apoiado pela forte demanda global de açúcar bruto, possivelmente recorde, no terceiro trimestre.
Os comerciantes tiveram que pagar um prêmio para pular a fila. Açúcar não falta, mas faltam vagas de atracação imediata nos portos de Santos e Paranaguá.
Isso deixou os futuros de outubro de 22 vulneráveis?
No final de junho, quando o tempo de espera no porto de Santos para carregar açúcar era de 10 dias, aproximadamente comparável a 2021, o spread outubro/março estava em -40 pontos. Este é um nível normal para essa época do ano; não ao custo de carregar no Brasil, mas indo na direção certa.
No entanto, ao contrário dos anos anteriores, quando a fila de navios diminuiu, o tempo de espera aumentou no terceiro trimestre e o spread outubro/março começou a se fortalecer. Passou de desconto para premium no final de agosto.
Um mês antes do vencimento, muitos traders que não pretendem participar da entrega rolam suas posições de futuros fora do contrato de frente. Para a primeira semana do mês, isso leva a um volume elevado no mercado. Ao mesmo tempo, os traders que desejam participar da entrega começam a se posicionar de acordo.
Durante setembro, ouvimos rumores de que várias casas comerciais estavam comprando açúcar bruto no quarto trimestre, efetivamente removendo-o do mercado e tornando-o indisponível para entrega. Ainda assim, o spread outubro/março se fortaleceu. Isso deu aos shorts de spread uma decisão difícil: comprar de volta ou encontrar açúcar para entregar.
Em última análise, acreditamos que a casa comercial ficou aquém do spread de outubro/março recomprando sua posição antes do vencimento, elevando o spread para um prêmio de 74 pontos.
Foi otimista porque os recebedores venceram?
À primeira vista, parece que Wilmar, o principal recebedor, venceu. Eles garantiram o fornecimento físico para o quarto trimestre, apertaram os futuros e agora controlam a maior parte do açúcar bruto “de reposição” para o resto do ano. Um receptor forte deve ser otimista para o mercado.
De fato, eles já começaram a oferecer exames físicos do quarto trimestre com um prêmio em relação ao spread de vencimento, em H + 100pts.
Mas veja de novo… Ou foi de baixa porque os entregadores estão aumentando a oferta?
A casa comercial que acreditamos ter sido espremida acabou não participando da entrega. Muitos dos comerciantes que entregaram o fizeram de forma oportunista. O spread de outubro/março atingiu um nível tão alto que eles adiantaram o açúcar que originalmente haviam previsto para venda/embarque no primeiro trimestre de 23 e o entregaram contra os futuros de outubro. Os entregadores não estavam operando em uma posição de fraqueza.
Enquanto isso, ao fundo, a colheita de cana do Centro-Sul brasileiro em andamento, com as usinas maximizando a produção de açúcar . As estimativas para a quantidade total de açúcar produzida em 2022/23 continuam subindo. Os receptores precisam estar confiantes de que a demanda global de açúcar bruto continuará firme à medida que nos aproximamos do final do ano.
As perspectivas macroeconômicas são pobres
Então precisamos sobrepor a atual situação macroeconômica. Isso está se tornando complicado.
A força do dólar americano tem sido tão extrema que muitos mercados foram duramente atingidos.
O petróleo bruto caiu 33% em relação à alta de 2022. Assim é o cobre. O Federal Reserve indicou que continuará aumentando as taxas até que a inflação esteja sob controle . Sua meta é 2%; a última impressão do Índice de Preços ao Consumidor foi de 8,3%. Muitos mercados de ações e commodities se recuperaram esta semana, talvez na esperança de que o Federal Reserve possa desacelerar seus aumentos de taxas. Afinal, o Reserve Bank of Australia aumentou apenas 25 bps esta semana, o que foi menos do que o esperado. E o Banco da Inglaterra se viu na estranha posição de aumentar as taxas e comprar títulos ao mesmo tempo na semana passada. Mas a sinalização do Federal Reserve nos últimos meses foi clara: eles vão acabar com a inflação mesmo se as coisas quebrarem.
Nosso melhor resumo (e é apenas um palpite) é que o vencimento é um pouco baixista. O quarto trimestre de 22 parece melhor abastecido hoje do que há um mês, quando começou o short squeeze e as perspectivas macroeconômicas são ruins.
Fonte: Stephen Geldart – Czarnikow
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.