Startup se destacou em competição nacional com tecnologias de ponta para o agronegócio
A IA SENSE, empresa de tecnologia de Sertãozinho, interior de São Paulo, destacou-se nacionalmente ao vencer uma competição de inovação promovida pela Gerdau, na categoria “Desafio Contagem e Identificação de Pragas Exóticas de Eucalipto”. Este reconhecimento evidencia o desenvolvimento de tecnologias inovadoras em inteligência artificial e visão computacional aplicadas ao setor agrícola.
Segundo Diego Moraes, COO e cofundador da IA SENSE, a empresa foi uma das duas vencedoras entre 57 startups que participaram de dois desafios. “Nosso projeto foi reconhecido pelo embasamento técnico somado a nossa experiência com outras soluções voltadas para o agronegócio”, explica.
O projeto inovador envolve a criação de uma plataforma integrada a um aplicativo mobile capaz de realizar a contagem de pragas e ovos de parasitóides em tempo real, diretamente no campo ou no laboratório. Atualmente, esses processos são manuais e um deles pode levar até 15 dias para obter resultados, o que demonstra o potencial impacto significativo da solução na redução de tempo e custos para a indústria agrícola.
“Nossas tecnologias baseadas em aplicação de IA e Visão Computacional visam revolucionar a precisão, agilidade e escalabilidade no que diz respeito ao monitoramento de infestações agrícolas. Queremos contribuir para uma gestão agrícola mais eficaz e sustentável”, ressalta Jean De Groote, CTO e cofundador da empresa.
A IA SENSE agora trabalha na implementação dessas tecnologias em uma escala de 150 mil hectares de eucalipto, demonstrando a capacidade da startup de lidar com grandes projetos e adaptar suas inovações para necessidades específicas do mercado.
Sobre o Gerdau Challenge
O Gerdau Challenge FIEMG Lab, em sua 5ª edição, foi um programa de inovação aberta que buscou tecnologias emergentes para superar desafios específicos da indústria. O programa proporcionou uma oportunidade para startups e spin-offs que apresentassem abordagens inovadoras e diferentes das soluções consolidadas no mercado, introduzindo novas perspectivas e tecnologias.
Feliz com a conquista, o investidor e novo CEO da empresa, Éder de Paula, salientou: “A parceria com a Gerdau é muito importante para nós, entendemos a responsabilidade que acompanha tal confiança e reconhecimento. A organização impecável da FIEMG Lab tornou esse momento muito marcante e inesquecível para a história da IA SENSE”.
Diego também destacou a versatilidade das tecnologias desenvolvidas pela IA SENSE, exemplificando com o IA BUG, um produto projetado para o setor agrícola. “O IA BUG é uma solução avançada de visão computacional baseada em inteligência artificial, ideal para a contagem automática de insetos. Originalmente desenvolvido para monitorar pragas da cana-de-açúcar, este sistema é flexível e pode ser adaptado para qualquer tipo de agricultura”, explica.
Essa capacidade de adaptação foi crucial para o nosso sucesso no Gerdau Challenge FIEMG Lab. “Para o desafio da Gerdau, adaptamos o IA BUG para focar em pragas de eucalipto, demonstrando nossa vocação para customizar soluções conforme as necessidades específicas de cada cliente. O sistema inclui um aplicativo móvel para a captura de imagens, mesmo em locais sem sinal, e as processa através de uma central de processamento inteligente em nuvem. Os resultados são então disponibilizados em tempo real através de um dashboard web para que os gestores possam monitorar eficazmente”, concluiu.
Fonte: Fábio Palaveri – Visão Agro
Clique AQUI, entre no canal do WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.