Faltam
00 Dias
|
00 Horas
|
00 Minutos
|
00 Segundos
para o
21º Prêmio Visão Agro Brasil
quarta-feira, agosto 27, 2025
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Combustível sustentável de aviação será apenas 2% do mercado mundial em 2027

Redação Visão Agro por Redação Visão Agro
12 setembro, 2024
em Biocombustíveis, Sustentabilidade, Transporte
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
0
Home Bioenergia Biocombustíveis

Participação considerada ideal é de 10% em 2030, o que não será atingido, segundo pesquisadora; setor deve ganhar impulso no Brasil com marco regulatório e aumento da atratividade para o capital externo

A participação global do combustível sustentável de aviação (SAF) no mercado aéreo em 2027 deve atingir apenas 2%, patamar muito distante para contribuir com as metas climáticas sobre as emissões líquidas de carbono até 2050.

A estimativa é da pesquisadora do Centro de Política Energética da Columbia University, Luisa Palacios, em entrevista ao Estadão/Broadcast. O ideal seria a participação de 10% em 2030, o que não será atingido, na avaliação dela.

Em contrapartida, segundo a pesquisadora e especialistas brasileiros ouvidos pela reportagem, o Brasil deve ganhar um impulso no setor, com o marco regulatório sendo estabelecido no Congresso e o aumento da atratividade para o capital externo. O projeto de lei batizado de Combustível do Futuro (PL nº 528/2020) é classificado como um ponto de virada para o setor, ao criar programas nacionais de diesel verde, biogás, biometano e combustível sustentável para aviação.

“Eu vejo os frameworks (estruturas) regulatórios em outras partes do mundo e o Brasil está colocando as peças no lugar para que os projetos de SAF sejam financiáveis, comerciais, e de interesse para os investidores internacionais”, defende a pesquisadora de Columbia.

Ainda sem produção industrial no país, há diferentes anúncios de projetos em andamento para possibilitar a participação do combustível sustentável no setor aéreo, casos da Acelen, Brasil BioFuels, Petrobras, Raízen e Refinaria Riograndense.

“O Brasil pode ser um dos mais importantes, senão o mais importante produtor de SAF no mundo. Só a partir de resíduos agrícolas a nossa capacidade de produção varia de 6 a 9 bilhões de litros considerando somente uma rota de produção”, analisa o pesquisador João Victor Marques, da FGV Energia.

Esse patamar seria suficiente para atender a demanda do mercado interno. O consumo do querosene de aviação (QAV) no Brasil foi de 7 bilhões de litros em 2019, antes da pandemia, e 6,8 bilhões de litros em 2023. Os dados são da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Até o momento, são sete rotas mapeadas para futura produção do SAF, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A matéria-prima inclui resíduos sólidos urbanos; resíduos agrícolas e florestais; óleos vegetais; gorduras vegetais e animais; cana-de-açúcar; ou ácidos graxos (compostos orgânicos).

A ANP regulamenta, por meio da Resolução nº 856, de 2021, as especificações técnicas e rotas de produção dos querosenes de aviação alternativos. O SAF tem potencial de redução de 20% a 95% das emissões de gases do efeito estufa (GEE) em comparação com o combustível de aviação de petróleo, segundo relatório de 2022, apresentado pelo Projeto Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos (ProQR) – cooperação técnica entre o governo brasileiro e alemão. A redução na emissão de poluentes depende da matéria-prima e das tecnologias utilizadas.

Investimentos


A sócia da gestora eB Capital, Luciana Antonini Ribeiro, avalia que o país está estabelecendo uma vantagem competitiva na dinâmica de risco-retorno no setor de biocombustíveis. O amplo mercado consumidor interno também ajuda nesse cenário de maior atratividade.

“Somos o segundo maior produtor de biocombustíveis e temos uma quantidade incrível de biomassa, o que é altamente relevante quando falamos de transição. O setor privado está aproveitando essa capacidade? Sim, mas poderia fazer muito mais”, diz Ribeiro.

O Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de 2024, divulgado em junho, aponta que a produção de biocombustíveis atingiu recorde de 43 bilhões de litros de etanol e biodiesel produzidos no ano anterior.

Porém, especificamente para os combustíveis que prometem substituir o querosene de aviação (QAV), a necessidade de infraestrutura e toda a cadeia tecnológica de processamento são os principais gargalos para a garantia de competitividade econômica.

Para 2024, a Associação do Transporte Aéreo Internacional (Iata) tem a projeção de produção de 1,9 bilhão de litros de combustíveis sustentáveis de aviação no mundo, ou apenas 0,53% da necessidade para consumo no globo.

No Brasil, o estado de São Paulo é apontado como uma das áreas de maior relevância, em função das culturas de cana-de-açúcar. A implantação de biorrefinarias reduziria as restrições de logística e custos de transporte.

Governo


O Ministério de Minas e Energia (MME) instituiu este mês um grupo de trabalho (GT) para propor medidas e diretrizes para o mercado nacional de combustíveis aquaviários, combustíveis de aviação e gás liquefeito de petróleo.

O GT vai subsidiar a regulamentação do chamado Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV), que é parte da regulamentação esperada a partir da sanção do projeto de lei Combustível do Futuro.

Em visita ao Chile em agosto deste ano, o ministro Alexandre Silveira também formalizou a criação de outro grupo de trabalho, em parceria com o Ministério de Energia chileno. A cooperação técnica é destinada ao levantamento de melhores práticas e experiências regulatórias dos combustíveis sustentáveis de aviação.

“O setor de biocombustíveis se beneficiará de uma onda de investimentos provenientes de atores buscando descarbonizar suas atividades, além de outras iniciativas de estado como incentivos fiscais e financiamento público”, analisa Ali Hage, sócio da área de óleo e gás do Veirano Advogados.

Já tendo em vista a aprovação do projeto de lei, a ANP e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciaram na semana passada um acordo de 60 meses para o desenvolvimento de um arcabouço regulatório para a inserção dos combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) no Brasil. O projeto de lei prevê mandato nacional para SAF em mistura com querosene de aviação fóssil a partir de 2027.

“O sinal do governo para o mercado de que isso (biocombustíveis) é uma prioridade já está trazendo mais confiança para o investidor. Só a discussão já está movimentando o mercado”, pondera a presidente-executiva da Associação Brasileira de Biogás, Renata Isfer.

Em 2027 e 2028, as empresas aéreas deverão diminuir a emissão de gases do efeito estufa em no mínimo 1% em cada ano. A partir de 2029, a meta de redução aumenta um ponto porcentual anualmente até 2037 – quando deverá atingir pelo menos 10%. Essa é a previsão do texto aprovado no Congresso a partir de proposta apresentada inicialmente pelo MME.

Por: Renan Monteiro Fonte: Nova Cana

Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.

SendTweetCompartilhar
Artigo anteiror

SIAMIG Bioenergia discute impactos dos incêndios rurais no setor bioenergético

Próximo post

Senadores apresentam projetos para agravar penas em crimes de incêndio

Redação Visão Agro

Redação Visão Agro

Notícias Relacionadas

Caroço do açaí vira de utensílios domésticos a biocombustíveis
Biocombustíveis

Caroço do açaí vira de utensílios domésticos a biocombustíveis

por Redação Visão Agro
27 agosto, 2025

Caroço de açaí é usado para a fabricação de produtos sustentáveis | Foto: Pablo Porciuncula Além de ser consumido como...

Ler maisDetails
Etanol de milho cresce 18 vezes em sete anos no Brasil
Biocombustíveis

Etanol de milho cresce 20% ao ano e faz do Brasil o segundo maior produtor mundial

por Redação Visão Agro
27 agosto, 2025

Com 3,7 bilhões de litros processados e expansão de plantas, Mato Grosso concentra dez das 24 biorrefinarias do País e...

Ler maisDetails
Agicargo amplia estrutura e frota com foco em tecnologia e sustentabilidade
Transporte

Agicargo amplia estrutura e frota com foco em tecnologia e sustentabilidade

por Redação Visão Agro
25 agosto, 2025

Wesley Teodoro, diretor da Agicargo, em entrevista ao Portal Visão Agro A Agicargo anunciou uma série de investimentos que reforçam...

Ler maisDetails
Borra das cápsulas de café é transformada em biometano
Biocombustíveis

Borra das cápsulas de café é transformada em biometano

por Redação Visão Agro
25 agosto, 2025

Iniciativa aproveita resíduos recolhidos em todo o Brasil; meta é alcançar destinação correta de 60% das borras até 2030 A...

Ler maisDetails
Matopiba recebe investimentos em etanol de milho; desafio é garantir oferta do grão
Biocombustíveis

Matopiba recebe investimentos em etanol de milho; desafio é garantir oferta do grão

por Redação Visão Agro
25 agosto, 2025

Região que une Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins tem condição menos favorável ao milho de segunda safra, e demanda das...

Ler maisDetails
Futuro do agro no Nordeste passa pelos biocombustíveis, com foco no etanol de milho
Biocombustíveis

Futuro do agro no Nordeste passa pelos biocombustíveis, com foco no etanol de milho

por Redação Visão Agro
22 agosto, 2025

Inauguração de uma usina de etanol de milho no Maranhão marca início de um movimento que deve impulsionar o desenvolvimento...

Ler maisDetails
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da transição energética
Biocombustíveis

Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da transição energética

por Redação Visão Agro
15 agosto, 2025

Último dia da FenaBio, dentro da Fenasucro & Agrocana, apresentou como bioeletricidade, hidrogênio renovável e captura de carbono podem garantir...

Ler maisDetails
Etanol/Cepea: Indicadores seguem em queda
Biocombustíveis

Produção de etanol dos EUA sobe 1,11% na semana, para 1,093 milhão de barris por dia

por Redação Visão Agro
15 agosto, 2025

A produção média de etanol nos Estados Unidos foi de 1,093 milhão de barris por dia na semana encerrada na...

Ler maisDetails
O caminho do etanol muda com políticas de Trump? Ricardo Mussa, ex-CEO da Raízen (RAIZ4), defende SAF ‘Made in Brazil’
Biocombustíveis

ANP amplia RenovaBio e inclui diesel verde e SAF como elegíveis para CBIOs

por Redação Visão Agro
14 agosto, 2025

Em uma importante atualização regulatória publicada este mês (Resolução ANP nº 987, publicada no Diário Oficial da União em 12 de...

Ler maisDetails
ANP publica resolução com novas regras para autorização de produtores de biocombustíveis
Biocombustíveis

ANP publica resolução com novas regras para autorização de produtores de biocombustíveis

por Redação Visão Agro
13 agosto, 2025

Nova resolução enfatiza que produtores de biodiesel podem adquirir, mas não vender metanol; comércio será considerado destinação indevida do produto...

Ler maisDetails
Carregar mais
Próximo post
Senadores apresentam projetos para agravar penas em crimes de incêndio

Senadores apresentam projetos para agravar penas em crimes de incêndio

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LinkedIn Instagram Twitter Youtube Facebook

CONTATO
(16) 3945-5934
atendimento@visaoagro.com.br
jornalismo@visaoagro.com.br
comercial@visaoagro.com.br

VEJA TAMBÉM

  • Prêmio Visão Agro
  • Vision Tech Summit 
  • AR Empreendimentos

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36

Inovação, tecnologia e transformação digital no Agronegócio.
Prepare-se para o maior evento tech-agro do ano!

Saiba mais no site oficial

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Bioenergia
    • Biocombustíveis
    • Biogás
    • Biomassa
    • Energia renovável
    • Usinas
  • Mundo Agro
    • Cooperativismo
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
  • Mercado
    • Clima
    • Economia
    • Geopolítica
    • Internacional
    • Negócios
    • Política e Governo
    • Transporte
  • Culturas
    • Algodão
    • Café
    • Cana de Açúcar
    • Fruticultura
    • Grãos
    • Milho
    • Pecuária
    • Soja
    • Trigo
  • Insumos agrícolas
    • Adubos e fertilizantes
    • Biológicos e Bioinsumos
    • Defensivos Agrícolas
    • Implementos Agrícolas
    • Irrigação
    • Máquinas agrícolas
  • Eventos Visão Agro
    • Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã
    • Prêmio Visão Agro Brasil
    • Vision Tech Summit – Agro
    • Prêmio Visão Agro Centro – Sul
  • Em destaque
  • Leia mais

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36