O Bureau Veritas, empresa de Teste, Inspeção e Certificação (TIC), validou o primeiro programa de emissão de Títulos Verdes (Green Bonds) para produtores de cana-de-açúcar. A medida visa à aquisição de linhas de crédito atreladas aos Green Bonds Principles (GBP).
A ação é pioneira no setor e deve beneficiar, inicialmente, 65 fornecedores da Usina Coruripe que tiveram elegibilidade aos princípios. Eles terão acesso ao Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), estruturado e intermediado pela Datagro Financial, unidade de negócios financeiros da Datagro, e a Vectis Capital Solutions, empresa de estruturação de operações financeiras. Com o título, produtores de cana podem solicitar linhas de crédito para custeio do processo produtivo. A operação contou, ainda, com a garantia do BNDES à Classe Sênior do CRA.
Além de atestar a elegibilidade dos candidatos, o Bureau Veritas assegurou os parâmetros do Green Bond Framework da usina, em relação aos requisitos de conformidade ambiental, melhores práticas de produção, uso e gestão de recursos. “Green Bonds são uma excelente ferramenta para fomentar a sustentabilidade em empresas de todos os setores da economia”, afirma Andressa Lisboa, diretora de Certificação e Auditoria do Bureau Veritas.
Por meio dos indicadores definidos, a Usina Coruripe passa agora a monitorar o desempenho agrícola dos seus fornecedores para emitir ou renovar o CRA Verde. “A combinação de uma operação de longo prazo e uma asseguração ESG é um passo estratégico e transformador para produtores de cana acessarem linhas de financiamento adequadas e a custos mais competitivos”, afirma Thierry Soret, CFO da Usina Coruripe.
Fonte: Broadcast/Agro