A carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) alcançou em julho 75.647 megawatts médios (MWmed), alta de 7,5%, em relação ao valor verificado no mesmo mês do ano passado. Na comparação com junho deste ano, houve variação de -0,1%. Com isso, no acumulado dos últimos 12 meses, a carga do SIN subiu 7,2% em relação ao mesmo período anterior. Os dados foram divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Considerando o critério ajustado, que exclui o efeito de fatores fortuitos e não econômicos, o aumento da carga na comparação anual foi de 6,5%. O ONS explica que esse resultado foi influenciado principalmente pelas temperaturas máximas acima da média histórica observadas no subsistema Sudeste/Centro-Oeste e no subsistema Norte, além dos níveis de precipitação inferiores à média climatológica observados no Nordeste. O operador desta que este ano houve a ocorrência de 23 dias úteis no mês de julho, correspondendo a 2 dias úteis a mais que julho de 2023.
Entre os subsistemas, o aumento apurado, pelo critério ajustado, foi de 5% no Sudeste/Centro-Oeste, em relação a julho de 2024, enquanto no Nordeste a alta foi de 5,9%, no Norte foi de 8,3% e no Sul foi de 10,9%. O ONS explicou que o aumento mais intenso da carga no Sul é influenciado pela ocorrência de massa de ar frio com registro de geada na região.
Por: Luciana Collet Fonte: Broadcast
Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.