Faltam
00 Dias
|
00 Horas
|
00 Minutos
|
00 Segundos
para o
21º Prêmio Visão Agro Brasil
sexta-feira, novembro 14, 2025
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Por que carros híbridos poluem 3 vezes mais do que montadoras divulgam

Redação Visão Agro por Redação Visão Agro
27 fevereiro, 2023
em Leia mais
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
0
Home Leia mais
Compartilhe no WhatsappShare on TwitterCompartilhe no Linkedin

Os carros híbridos são uma alternativa para reduzir as emissões de poluentes. Os modelos podem ser desde híbridos leves, médios e híbridos plug-in. No entanto, um estudo de uma ONG europeia revelou que esses modelos poluem mais do que divulgam as respectivas fabricantes.

A Transport Environment contratou a Universidade Técnica de Graz, na Áustria, para testar três modelos bem conhecidos com a tecnologia – BMW Série 3, Peugeot 308 e Renault Mégane.

Leia mais

Na COP, coalizão pela descarbonização dos transportes tem 121 adesões

BNDES mobiliza mais R$ 21 bilhões na COP30 para transição sustentável

Governo amplia acesso de empresas ao Plano Brasil Soberano

“Se mundo usar etanol na gasolina, queda de carbono será significativa”, diz Renan Filho

As principais conclusões foram as seguintes: as emissões reais de CO2 dos PHEVs (híbridos plugin, cujas baterias são recarregadas na rede elétrica), são três vezes maiores do que a classificação oficial. Além disso, a autonomia elétrica ficou abaixo dos dados oficiais. No BMW, ela ficou 26% abaixo do esperado. Já no Peugeot a redução foi de 47%.

“Quando testados na rota suburbana, partindo com a bateria totalmente carregada e dirigindo no modo selecionado pelo PHEV, o Peugeot e o Renault emitiram de 1,2 a 1,7 vezes o dióxido de carbono oficial”, diz o estudo.

Segundo a ONG, os dados mostram que muitos PHEVs raramente, ou nunca, têm as baterias recarregadas na tomada ou em um carregador específico. “Quando testado com uma bateria vazia na cidade, as emissões de CO2 ainda eram muito altas (~200 g/km) para o BMW e o Peugeot. Isso equivale às emissões do VW Tiguan convencional. Já o Renault teve emissões mais baixas, de 138 g/km.”, afirma outro trecho da pesquisa.

Ou seja: sem vaga nos carregadores públicos, porque a maioria dos donos de veículos elétricos não os têm nas suas residências, o resultado é esse.

Alcance elétrico na cidade

O alcance elétrico dos carros híbridos ainda é limitado. Ao dirigir pela cidade de Graz, no Sul da Áustria, a entrega de todos os três PHEVs foi inferior a 50 km.

No Brasil, a autonomia já tem sido revista para baixo, na comparação com a até então informada pelas montadoras. O modelo da BMW alcançou autonomia elétrica 26% menor do que a anunciada, contra 47% do Peugeot. Apenas a Renault confirmou o alcance elétrico oficial. Ponto para os franceses.

O estudo traz algumas recomendações para os PHEVs. Confira:

  • Os PHEVs não devem ser tratados como emissão zero, mesmo que tenham capacidade de rodar apenas com as respectivas baterias
  • A concessão de benefícios fiscais deve ser restrita a PHEVs de órgãos públicos, além de ser baseada na redução real de CO2 proporcionada no mundo real
  • PHEVs de propriedade privada não devem receber subsídios de compra. Onde existirem, eles devem ser baseados em critérios como alcance elétrico mínimo de 80 km; potência do motor elétrico pelo menos igual à potência do equivalente a combustão; capacidade de carga rápida; e emissão máxima de CO2 fixada em apenas 139 g/km.
  • Nenhum subsídio de compra deve ser dado aos carros de empresas privadas
  • As emissões oficiais de dióxido de carbono em PHEVs precisam ser atualizadas regularmente com dados do mundo real
  • A opção de carregar o PHEV usando o motor de combustão interna deve ser removida pelas montadoras
  • As montadoras devem educar e recompensar os motoristas de PHEV por dirigirem eletricamente

Fonte: UOL

—-

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real ou nos acompanhe através do Telegram

SendTweetCompartilhar
Artigo anteiror

A gasolina precisa ser tributada – Por: Estadão

Próximo post

Grãos/Argentina: bolsa reduz produção de soja para 33,5 milhões de t e de milho para 41 milhões de T

Redação Visão Agro

Redação Visão Agro

Notícias Relacionadas

Na COP, coalizão pela descarbonização dos transportes tem 121 adesões

Na COP, coalizão pela descarbonização dos transportes tem 121 adesões

13 novembro, 2025
BNDES mobiliza mais R$ 21 bilhões na COP30 para transição sustentável

BNDES mobiliza mais R$ 21 bilhões na COP30 para transição sustentável

13 novembro, 2025
Governo amplia acesso de empresas ao Plano Brasil Soberano

Governo amplia acesso de empresas ao Plano Brasil Soberano

13 novembro, 2025
“Se mundo usar etanol na gasolina, queda de carbono será significativa”, diz Renan Filho

“Se mundo usar etanol na gasolina, queda de carbono será significativa”, diz Renan Filho

13 novembro, 2025
Lucro líquido da Caramuru Alimentos tem alta de 202,4% no terceiro trimestre

Lucro líquido da Caramuru Alimentos tem alta de 202,4% no terceiro trimestre

13 novembro, 2025
Etanol: anidro recua 3,52% e hidratado desvaloriza 0,94% na semana

Associação de produtores de etanol dos EUA defende mistura permanente de 15% à gasolina

13 novembro, 2025
Na esteira dos biocombustíveis, AGCO prepara trator movido a etanol

Na esteira dos biocombustíveis, AGCO prepara trator movido a etanol

12 novembro, 2025
Governador democrata da Califórnia critica ausência dos EUA na COP30

Governador democrata da Califórnia critica ausência dos EUA na COP30

12 novembro, 2025
Desbloqueio do orçamento do seguro rural continua “na mesa”, afirma secretário do Mapa

Desbloqueio do orçamento do seguro rural continua “na mesa”, afirma secretário do Mapa

12 novembro, 2025
Fundo de transição energética deve receber recursos do petróleo e da mineração, diz MME

Fundo de transição energética deve receber recursos do petróleo e da mineração, diz MME

12 novembro, 2025
Carregar mais
Próximo post
milho

Grãos/Argentina: bolsa reduz produção de soja para 33,5 milhões de t e de milho para 41 milhões de T

LinkedIn Instagram Twitter Youtube Facebook

CONTATO
(16) 3945-5934
atendimento@visaoagro.com.br
jornalismo@visaoagro.com.br
comercial@visaoagro.com.br

VEJA TAMBÉM

  • Prêmio Visão Agro
  • Vision Tech Summit 
  • AR Empreendimentos

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36

Inovação, tecnologia e transformação digital no Agronegócio.
Prepare-se para o maior evento tech-agro do ano!

Saiba mais no site oficial

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Bioenergia
    • Biocombustíveis
    • Biogás
    • Biomassa
    • Energia renovável
    • Usinas
  • Mundo Agro
    • Cooperativismo
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
  • Mercado
    • Clima
    • Economia
    • Geopolítica
    • Internacional
    • Negócios
    • Política e Governo
    • Transporte
  • Culturas
    • Algodão
    • Café
    • Cana de Açúcar
    • Fruticultura
    • Grãos
    • Milho
    • Pecuária
    • Soja
    • Trigo
  • Insumos agrícolas
    • Adubos e fertilizantes
    • Biológicos e Bioinsumos
    • Defensivos Agrícolas
    • Implementos Agrícolas
    • Irrigação
    • Máquinas agrícolas
  • Eventos Visão Agro
    • Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã
    • Prêmio Visão Agro Brasil
    • Vision Tech Summit – Agro
    • Prêmio Visão Agro Centro – Sul
  • Em destaque
  • Leia mais

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36