Faltam
00 Dias
|
00 Horas
|
00 Minutos
|
00 Segundos
para o
21º Prêmio Visão Agro Brasil
segunda-feira, junho 23, 2025
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Renault estuda carros híbridos movidos a etanol

Redação Visão Agro por Redação Visão Agro
6 setembro, 2022
em Biocombustíveis, Bioenergia, Tecnologia
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
0
Home Bioenergia Biocombustíveis

Esta seria uma forma de inserir a operação industrial do Paraná no processo de eletrificação dos veículos. Já a produção local de veículos 100% elétricos, uma especialidade da marca francesa, não está nos planos dessa e de nenhuma outra montadora, por enquanto. Assim como as demais, a Renault continua a importar os veículos que dependem do carregamento das baterias em tomadas e que hoje representam 0,4% das vendas de carros no país.

A Renault anunciou ontem a venda, no Brasil, de mais três modelos 100% elétricos. O mais aguardado é o Mégane, que voltará ao país como utilitário esportivo na versão elétrica. Além desse, a montadora francesa anunciou também o lançamento das novas versões elétricas do utilitário Kangoo e da van Master. Os três começarão a ser vendidos no segundo trimestre de 2023.

Esses três modelos se juntam ao compacto Zoe e à versão elétrica do Kwid, um “Suv” compacto lançado recentemente e que está entre os elétricos mais baratos do país. Custa R$ 146.990. No primeiro dia de um grande evento da Renault voltado à eletrificação e mobilidade, em São Paulo, na segunda-feira (5), foram também entregues as três primeiras unidades do Kwid elétrico, que chega importado da China.

Durante a entrevista de apresentação do seminário, os executivos da montadora tentaram desmistificar a ideia de que a falta de infraestrutura é um impedimento para o elétrico rodar no Brasil. Ao mesmo tempo, destacaram que, com o uso, o preço mais elevado desse tipo de veículo pode ser compensado pelo custo mais baixo de abastecimento.

Segundo o vice-presidente comercial da Renault, Bruno Hohmann, para quem roda 20 mil quilômetros por ano, “a conta fecha” no terceiro ano. Ou seja, após três anos de uso, o preço mais elevado do modelo 100% elétrico (que custa quase o dobro do que um veículo convencional) é compensado pelo custo mais baixo da energia.

Para mostrar que o carregamento é mais simples do que alguns imaginam, Hohmann apresentou, num telão, a foto da própria casa. Da janela da cozinha saía o cabo para a recarga do veículo estacionado em frente à casa. “Simplesmente desliguei a cafeteira para colocar o cabo do carro. É possível carregar as baterias do carro em qualquer tomada”, disse. A autonomia do Kwid elétrico chega a 298 quilômetros no meio urbano.

A direção da marca francesa também aposta na expansão da oferta de energia elétrica no Brasil, com a ampliação das redes de captação eólica e solar. Uma pesquisa da empresa com clientes que adquiriram o primeiro lote do Kwid elétrico revelou que 60% das pessoas que compraram o modelo possuem geração de energia solar em casa.

A participação dos modelos elétricos ainda é baixa no mercado brasileiro. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), os carros carregados em tomadas representaram 0,4% das vendas acumuladas neste ano. A fatia dos híbridos foi de 1,9%. A participação de veículos leves a diesel, que ainda aparece como fonte de energia em picapes, ficou com 12,6%. A ampla maioria (82,3%) das vendas foi dos chamados “flex”, com motores a combustão que funcionam a gasolina ou etanol. Carros movidos a gasolina representaram 2,8% do total. Apesar de ainda baixos, os volumes crescem mais do que o mercado geral. Há um ano, a participação dos 100% elétricos no Brasil estava em 0,1%.

A Renault tem planos de ser reconhecida mundialmente pela eletrificação de sua linha. Junto com as parceiras da aliança Renault- Nissan – Mitsubishi, anunciou plano de investimentos global, reunindo as três marcas, que somará ? 33 bilhões para tentar chegar em 2026 com a maior gama de elétricos do mundo.

Fonte: Valor Econômico

SendTweetCompartilhar
Artigo anteiror

CCT vai avaliar o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel

Próximo post

Raízen e São Martinho terão “círculo virtuoso” no Ibovespa, dizem analista

Redação Visão Agro

Redação Visão Agro

Notícias Relacionadas

Usina Coruripe vai usar reserva particular para gerar crédito de carbono
Usinas

Usina Coruripe vai usar reserva particular para gerar crédito de carbono

por Redação Visão Agro
23 junho, 2025

Empresa trabalha para ampliar área de preservação voluntária, desvinculada de obrigações legais, e também para gerar receita com o ativo...

Ler maisDetails
Etanol: hidratado cai 2,38% na terceira semana consecutiva de desvalorização
Biocombustíveis

Produção de etanol nos EUA cai 1% na semana, para 1,109 milhão de barris por dia

por Redação Visão Agro
23 junho, 2025

A produção média de etanol nos Estados Unidos foi de 1,109 milhão de barris por dia na semana encerrada em...

Ler maisDetails
Vision Tech Indústria do Amanhã acontece em 8 e 9 de outubro e promete impulsionar o segmento com tecnologia e inovação
Vision Tech Summit – A Indústria do Amanhã

Vision Tech Indústria do Amanhã acontece em 8 e 9 de outubro e promete impulsionar o segmento com tecnologia e inovação

por Fabio Palaveri
20 junho, 2025

Cerimônia de Abertura Oficial do Vision Tech Summit Indústria do Amanhã 2024 | Arquivo: GVA Hub Um dos eventos mais...

Ler maisDetails
Etanol de milho cresce 18 vezes em sete anos no Brasil
Biocombustíveis

DATAGRO: Indústria de etanol de milho deve registrar melhores margens de produção em 25/26

por Redação Visão Agro
20 junho, 2025

A disparada do preço do milho no início do ano, em meio às dúvidas sobre as condições climáticas e a...

Ler maisDetails
Solução desenvolvida pela USP pode reduzir perda de produção de etanol por contaminação
Biocombustíveis

Vendas de Etanol em Maio Chegam a 3 Bilhões de Litros Apesar de Queda na Moagem e Qualidade da Cana

por Redação Visão Agro
20 junho, 2025

Apesar da redução na moagem e da menor qualidade da matéria-prima, o setor de etanol mantém vendas robustas, impulsionadas pela...

Ler maisDetails
Etanol: anidro recua 3,52% e hidratado desvaloriza 0,94% na semana
Biocombustíveis

Demanda por etanol deve subir com economia aquecida e E30, diz CEO da Copersucar

por Redação Visão Agro
18 junho, 2025

Em uma safra com um mix de produção mais voltado para a produção de açúcar, a Copersucar vê um cenário...

Ler maisDetails
Atvos renova certificação Bonsucro e reforça compromisso com a sustentabilidade
Usinas

Atvos renova certificação Bonsucro e reforça compromisso com a sustentabilidade

por Redação Visão Agro
17 junho, 2025

Além do selo internacional que reconhece o cumprimento dos padrões globais de produção, companhia recertificou suas oito unidades agroindustriais no...

Ler maisDetails
Etanol/Cepea: Indicadores seguem em queda
Biocombustíveis

Etanol/Cepea: Movimento de baixa no preço do hidratado perde a força

por Redação Visão Agro
17 junho, 2025

O preço do etanol hidratado seguiu em queda no mercado spot do estado de São Paulo na semana passada –...

Ler maisDetails
Etanol: hidratado cai 2,38% na terceira semana consecutiva de desvalorização
Biocombustíveis

Etanol hidratado cai 0,35% e anidro recua 1,45% nesta semana nas usinas paulistas

por Redação Visão Agro
16 junho, 2025

O preço do etanol hidratado nas usinas paulistas caiu 0,35% nesta semana, de R$ 2,5492 o litro para R$ 2,5404...

Ler maisDetails
São Martinho inaugura biofábrica de Trichogramma após investir R$ 15 milhões
Usinas

São Martinho inaugura biofábrica de Trichogramma após investir R$ 15 milhões

por Redação Visão Agro
12 junho, 2025

Unidade localizada em Pradópolis (SP) produz microvespas para controle biológico de pragas, substituindo o uso de defensivos químicos por soluções...

Ler maisDetails
Carregar mais
Próximo post

Raízen e São Martinho terão “círculo virtuoso” no Ibovespa, dizem analista

LinkedIn Instagram Twitter Youtube Facebook

CONTATO
(16) 3945-5934
atendimento@visaoagro.com.br
jornalismo@visaoagro.com.br
comercial@visaoagro.com.br

VEJA TAMBÉM

  • Prêmio Visão Agro
  • Vision Tech Summit 
  • AR Empreendimentos

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36

Inovação, tecnologia e transformação digital no Agronegócio.
Prepare-se para o maior evento tech-agro do ano!

Saiba mais no site oficial

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Bioenergia
    • Biocombustíveis
    • Biogás
    • Biomassa
    • Energia renovável
    • Usinas
  • Mundo Agro
    • Cooperativismo
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
  • Mercado
    • Clima
    • Economia
    • Geopolítica
    • Internacional
    • Negócios
    • Política e Governo
    • Transporte
  • Culturas
    • Algodão
    • Café
    • Cana de Açúcar
    • Fruticultura
    • Grãos
    • Milho
    • Pecuária
    • Soja
    • Trigo
  • Insumos agrícolas
    • Adubos e fertilizantes
    • Biológicos e Bioinsumos
    • Defensivos Agrícolas
    • Implementos Agrícolas
    • Irrigação
    • Máquinas agrícolas
  • Eventos Visão Agro
    • Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã
    • Prêmio Visão Agro Brasil
    • Vision Tech Summit – Agro
    • Prêmio Visão Agro Centro – Sul
  • Em destaque
  • Leia mais

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36