A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) será persistente e deve durar até o final desta semana — e só começa a se desconfigurar no dia 23 de dezembro. O sistema vai ser reforçado pela formação de um novo ciclone extratropical, que começará a se desenvolver a partir desta terça (20), mas sendo mais evidente somente no dia seguinte.
Além da atuação da ZCAS e da formação do ciclone extratropical, Goiás, Minas Gerais, o norte de Mato Grosso do Sul e norte de São Paulo irão encarar a atuação de uma baixa pressão atmosférica. Dessa forma, as instabilidades serão reforçadas nessas áreas.
Assim, até o dia 23 de dezembro. espera-se chuva bem volumosa sobre as seguintes pontos do país:
* Goiás;
* Distrito Federal;
* Rio de Janeiro;
* Espírito Santo;
* Mato Grosso;
* Tocantins;
* Rondônia;
* Bahia;
* Sul do Maranhão;
* Sul Pará;
* Leste de São Paulo; e
* Norte do Amapá.
De acordo com a previsão do tempo para o período, que marca o fim da primavera e o começo do verão no Hemisfério Sul, os acumulados devem superar os 150 milímetros no norte amapaense, por exemplo. E, assim, há potencial para transbordamento de rios, deslizamentos de terra e inundações.
Essa, contudo, não é a previsão de maior chuva. Isso porque os acumulados devem variar de 200 a 700 milímetros na faixa que engloba cinco estados brasileiros: Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Condição similar, a saber, também é aguardada para o período entre o Tocantins e o oeste da Bahia.
ZCAS, ciclone extratropical e chuva volumosa
Sobre o Rio de Janeiro e a costa de São Paulo, além do Espírito Santo e parte de Minas Gerais, a chuva será intermitente e de maneira moderada a forte. Ou seja, a condição será semelhante ao que ocorreu entre Santa Catarina e o Paraná no fim de novembro, com grande potencial para alagamentos, deslizamentos de terra e inundações.
Por causa do tempo fechado e principalmente da permanência do ar frio em parte do leste da região Sul e entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, as temperaturas ficarão baixas nessas faixas até o fim da próxima semana. Os termômetros devem marcar, por exemplo, valores abaixo dos 22 graus Celsius em Curitiba e de 22 a 24°C na capital paulista.
Fonte: Canal Rural
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.