Faltam
00 Dias
|
00 Horas
|
00 Minutos
|
00 Segundos
para o
21º Prêmio Visão Agro Brasil
quarta-feira, agosto 27, 2025
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Brasil se torna ímã de investimentos globais em combustível “verde” para aviação

Redação Visão Agro por Redação Visão Agro
5 novembro, 2024
em Bioenergia
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
0
Home Bioenergia

Grupos internacionais, como Shell, Mubadala e BP, apostam no país para produzir alternativa sustentável para aviões, de olho no etanol brasileiro

Um impulso global para descarbonizar as viagens aéreas está colocando o Brasil no centro de uma corrida global por combustível verde para aviões. Shell e Mubadala, braço de investimentos do fundo soberano de Abu Dhabi, já avaliam novas fábricas no país para desenvolver o chamado combustível sustentável de aviação (SAF).

Esse movimento se deve em parte ao fato de que a principal economia da América Latina é o segundo maior produtor mundial de etanol, que pode ser utilizado para produzir o SAF.

Potência agrícola, o Brasil tem uma abundância de culturas baratas para produzir biocombustíveis, proporcionando ao país uma vantagem sobre os concorrentes, incluindo os Estados Unidos. Muitos dos suprimentos também têm melhor classificação em termos de emissões de carbono, fundamental para atender aos requisitos de produção de SAF.

“O Brasil está em uma posição muito privilegiada para ser o centro mundial de SAF” disse o CEO da produtora de açúcar e etanol Atvos Agroindustrial, Bruno Serapião. A empresa, apoiada pelo Mubadala, está atualmente considerando investir em uma unidade SAF que utilizará uma tecnologia que converte etanol em combustível de aviação.

O SAF é um dos poucos caminhos que a indústria da aviação tem à sua disposição para reduzir a sua pegada de carbono, que representa cerca de 2,5% das emissões globais.

O interesse no combustível está aumentando, impulsionado pelo apoio político, especialmente na União Europeia e nos EUA, mas a procura excede largamente a oferta disponível e a previsão é de que continue a crescer.

Potencial para 50 bilhões de litros


O CEO da Cosan Investimentos, Ricardo Mussa, disse que a produção de etanol do Brasil o coloca em uma posição forte para ser um grande exportador de SAF.

“Para cada litro de SAF, precisamos de 1,7 litro de etanol, então o melhor lugar para produzir seria na origem, no Brasil”, disse Mussa em evento da Bloomberg realizado em São Paulo na semana passada, quando ele ainda comandava a Raízen.

A produção de combustível de aviação verde no Brasil tem potencial para atingir cerca de 50 bilhões de litros até 2030, com mais investimentos na agricultura, de acordo com dados preliminares de um estudo realizado pela Airbus, Latam e o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Isso é semelhante à produção potencial dos EUA, mas o Brasil deverá ser um maior exportador, com a produção americana a ser consumida internamente.

Mais eficiência no Brasil


As empresas e autoridades no Brasil esperam que o SAF produzido a partir do etanol do país seja mais eficiente do que alternativas à base de produtos agrícolas. Isso se deve principalmente à forma como os padrões internacionais para a limpeza das viagens aéreas globais estão sendo elaborados.

De acordo com dados da Organização da Aviação Civil Internacional, o etanol de cana-de-açúcar brasileiro tem emissões de carbono mais baixas em comparação com outros ingredientes do SAF, como o óleo de soja ou o etanol à base de milho dos EUA. Isso significa que os SAF produzidos no Brasil provavelmente seriam mais eficientes para ajudar as companhias aéreas a atingirem metas de redução de suas emissões de carbono.

“Quanto mais exigentes forem os planos de redução de emissões, quanto maior o preço do carbono, mais bem posicionado o Brasil estará”, disse o sócio da consultoria Agroicone, Marcelo Moreira.

O Brasil já está enviando etanol para usinas americanas que o transformam em SAF. Agora quer construir suas próprias usinas de combustível de aviação. Linhas de crédito apoiadas pelo governo e novos mandatos que obrigam as companhias aéreas a descarbonizarem dão um impulso adicional a essa indústria.

Ainda assim, o Brasil tem de competir com grandes incentivos fornecidos pela legislação climática histórica do presidente Joe Biden, a Lei de Redução da Inflação.

Combustível do Futuro


O Brasil também precisa trabalhar para garantir que o país não se torne um fornecedor de etanol, ressaltou o CEO da BP Bioenergy, Geovane Consul. “Há o risco de o etanol brasileiro ser exportado para ser convertido em SAF em qualquer outro lugar do mundo e de termos que importar SAF”, disse.

Em resposta a essas preocupações, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou no início deste mês a lei do Combustível do Futuro que cria mandatos mais amplos para os biocombustíveis. Os projetos para impulsionar as infraestruturas no país agora estão avançando a um ritmo mais rápido do que alguns esforços semelhantes dos EUA.

A FS Bioenergia, um dos principais produtores de etanol do Brasil, apoiada pela Summit AG Advisors, sediada nos EUA, disse este mês que prosseguirá com um projeto de captura de carbono para fornecer o que afirma ser o primeiro etanol com emissão negativa de carbono. Enquanto isso, a Summit Carbon Solutions está enfrentando atrasos em seu pipeline de captura e armazenamento de carbono nos EUA.

Os grupos que dominam os mercados globais de combustíveis há muito estabeleceram conexões com os fabricantes de etanol no Brasil.

A Raízen, uma joint venture entre a Shell e a brasileira Cosan, anunciou planos para construir uma fábrica de combustível de aviação. A britânica BP também apontou recentemente para os mercados de combustível de aviação como parte da sua estratégia, depois de adquirir ações vendidas pela Bunge Global numa antiga joint-venture brasileira de etanol.

Embora muitos projetos brasileiros de SAF ainda estejam engatinhando, o fornecedor de equipamentos Honeywell International acredita que cerca de quatro a cinco novas usinas poderiam “chegar ao mercado muito em breve”, segundo o CEO de soluções de energia e sustentabilidade da empresa, Ken West.

Fonte: Nova Cana

Clique AQUI, entre no nosso canal do WhatsApp para receber as principais notícias do mundo agro.

SendTweetCompartilhar
Artigo anteiror

Batata: Mesmo com chuvas, preços caem pela 3ª semana

Próximo post

Tributação do etanol hidratado volta a acirrar os ânimos na reforma

Redação Visão Agro

Redação Visão Agro

Notícias Relacionadas

Caroço do açaí vira de utensílios domésticos a biocombustíveis
Biocombustíveis

Caroço do açaí vira de utensílios domésticos a biocombustíveis

por Redação Visão Agro
27 agosto, 2025

Caroço de açaí é usado para a fabricação de produtos sustentáveis | Foto: Pablo Porciuncula Além de ser consumido como...

Ler maisDetails
Etanol de milho cresce 18 vezes em sete anos no Brasil
Biocombustíveis

Etanol de milho cresce 20% ao ano e faz do Brasil o segundo maior produtor mundial

por Redação Visão Agro
27 agosto, 2025

Com 3,7 bilhões de litros processados e expansão de plantas, Mato Grosso concentra dez das 24 biorrefinarias do País e...

Ler maisDetails
Diana Bioenergia é adquirida integralmente pela Família Graciano
Usinas

Diana Bioenergia é adquirida integralmente pela Família Graciano

por Redação Visão Agro
26 agosto, 2025

Carregamento de cana na Usina Diana Bioenergia | Arquivo: TV Udop A Família Graciano, ex-acionista da Usina Santa Isabel, concluiu...

Ler maisDetails
Borra das cápsulas de café é transformada em biometano
Biocombustíveis

Borra das cápsulas de café é transformada em biometano

por Redação Visão Agro
25 agosto, 2025

Iniciativa aproveita resíduos recolhidos em todo o Brasil; meta é alcançar destinação correta de 60% das borras até 2030 A...

Ler maisDetails
Matopiba recebe investimentos em etanol de milho; desafio é garantir oferta do grão
Biocombustíveis

Matopiba recebe investimentos em etanol de milho; desafio é garantir oferta do grão

por Redação Visão Agro
25 agosto, 2025

Região que une Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins tem condição menos favorável ao milho de segunda safra, e demanda das...

Ler maisDetails
Futuro do agro no Nordeste passa pelos biocombustíveis, com foco no etanol de milho
Biocombustíveis

Futuro do agro no Nordeste passa pelos biocombustíveis, com foco no etanol de milho

por Redação Visão Agro
22 agosto, 2025

Inauguração de uma usina de etanol de milho no Maranhão marca início de um movimento que deve impulsionar o desenvolvimento...

Ler maisDetails
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da transição energética
Biocombustíveis

Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da transição energética

por Redação Visão Agro
15 agosto, 2025

Último dia da FenaBio, dentro da Fenasucro & Agrocana, apresentou como bioeletricidade, hidrogênio renovável e captura de carbono podem garantir...

Ler maisDetails
Raízen desinveste R$ 3,6 bilhões em simplificação de portfólio
Usinas

Raízen desinveste R$ 3,6 bilhões em simplificação de portfólio

por Redação Visão Agro
15 agosto, 2025

Empresa reforça negócios centrais no Brasil e Argentina Foto: divulgação A Raízen, controlada por Shell e Cosan, já concluiu desinvestimentos...

Ler maisDetails
Jalles tem queda na moagem de cana, mas receita e produção de açúcar disparam no primeiro trimestre
Usinas

Jalles tem queda na moagem de cana, mas receita e produção de açúcar disparam no primeiro trimestre

por Redação Visão Agro
15 agosto, 2025

Foto: divulgação A Jalles Machado encerrou o primeiro trimestre da safra 2026 com avanço significativo nos indicadores operacionais e financeiros....

Ler maisDetails
Cade aprova venda de usinas da Raízen para Thopen em operação de até R$ 600 milhões
Leia mais

Cade aprova venda de usinas da Raízen para Thopen em operação de até R$ 600 milhões

por Redação Visão Agro
15 agosto, 2025

Foto: divulgação Raízen A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição de usinas de...

Ler maisDetails
Carregar mais
Próximo post
icms

Tributação do etanol hidratado volta a acirrar os ânimos na reforma

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LinkedIn Instagram Twitter Youtube Facebook

CONTATO
(16) 3945-5934
atendimento@visaoagro.com.br
jornalismo@visaoagro.com.br
comercial@visaoagro.com.br

VEJA TAMBÉM

  • Prêmio Visão Agro
  • Vision Tech Summit 
  • AR Empreendimentos

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36

Inovação, tecnologia e transformação digital no Agronegócio.
Prepare-se para o maior evento tech-agro do ano!

Saiba mais no site oficial

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Bioenergia
    • Biocombustíveis
    • Biogás
    • Biomassa
    • Energia renovável
    • Usinas
  • Mundo Agro
    • Cooperativismo
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
  • Mercado
    • Clima
    • Economia
    • Geopolítica
    • Internacional
    • Negócios
    • Política e Governo
    • Transporte
  • Culturas
    • Algodão
    • Café
    • Cana de Açúcar
    • Fruticultura
    • Grãos
    • Milho
    • Pecuária
    • Soja
    • Trigo
  • Insumos agrícolas
    • Adubos e fertilizantes
    • Biológicos e Bioinsumos
    • Defensivos Agrícolas
    • Implementos Agrícolas
    • Irrigação
    • Máquinas agrícolas
  • Eventos Visão Agro
    • Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã
    • Prêmio Visão Agro Brasil
    • Vision Tech Summit – Agro
    • Prêmio Visão Agro Centro – Sul
  • Em destaque
  • Leia mais

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36