Um grupo de macacos-prego foi flagrado por câmeras de monitoramento utilizando uma das pontes suspensas recentemente instaladas na biorrefinaria uisa, no município de Nova Olímpia, no estado de Mato Grosso. As estruturas servem para proteger os animais silvestres e usuários que transitam pelas estradas da companhia, interligando áreas de floresta.
“Mapeamos três pontos com movimentação de primatas pela pista e decidimos instalar as pontes como medida de proteção para a fauna e para os usuários de veículos que transitam pelo local. Agora os animais podem atravessar as vias saindo da copa das árvores direto para as pontes, sem a necessidade de ir para o solo ou risco de se apoiarem na rede elétrica”, explicou o gerente de Sustentabilidade da Uisa, Caetano Henrique Grossi.
As pontes foram instaladas nos trechos de acesso aos municípios de Nova Olímpia, Denise e Tangará da Serra (MT). Além dos primatas, a passagem suspensa pode ser utilizada pelo bicho-preguiça, gambás, lagartos, cobras, entre outras espécies de pequeno porte que habitam na copa das árvores (arborícolas).
A iniciativa integra o Plano de Conservação da Biodiversidade, que entre outras medidas, instalou placas de sinalização para que os motoristas reduzam a velocidade dos veículos e alerta sobre a possível presença de animais na pista, em áreas identificadas como passagem da fauna. O resultado foi uma redução de 55% no índice de atropelamentos de animais silvestres entre as safras 2019/2020 e 2022/2023. A companhia também mantém armadilhas fotográficas (câmeras traps) em pontos estratégicos nas áreas de floresta para monitorar a fauna, juntamente com um programa de avistamento que auxiliam na tomada de decisões para o desenvolvimento de ações sustentáveis em toda sua cadeia de valor.
Com cerca de 37 mil hectares destinados a produção de cana-de-açúcar e 34 mil hectares de floresta amazônica e cerrado, a uisa possui um modelo de produção sustentável que permitiu a criação de um importante corredor ecológico, onde vivem mais de 280 espécies de animais silvestres, entre elas, animais que estão ameaçados de extinção como: queixada, lobo-guará, onça-parda, gato-mourisco, anta, tamanduá-bandeira e a onça-pintada.
Fonte: uisa
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp da Visão Agro e receba notícias em tempo real.