Faltam
00 Dias
|
00 Horas
|
00 Minutos
|
00 Segundos
para o
21º Prêmio Visão Agro Brasil
domingo, dezembro 14, 2025
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
  • NOTÍCIAS
  • DESTAQUES
  • NOSSOS EVENTOS
  • QUEM SOMOS
Visão Agro - A melhor Visão do Agronégócio
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Na era da mobilidade verde, o etanol será a grande estrela

Redação Visão Agro por Redação Visão Agro
29 agosto, 2022
em Biocombustíveis, Bioenergia, Mundo Agro
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
0
Home Bioenergia Biocombustíveis
Compartilhe no WhatsappShare on TwitterCompartilhe no Linkedin

A mobilidade está em profunda transformação e grande parte dos esforços nesta direção estão vindo da indústria automobilística. A busca por veículos inteligentes e descarbonizados avança no mundo e no Brasil não é diferente.

Mas, ao contrário do resto do planeta, aqui há um diferencial competitivo que merece atenção: o etanol. Ele vem sendo considerado o elemento de transição para que a mobilidade faça sua passagem para carros com emissão zero de carbono.

A indústria automobilística tem olhado com muita atenção para esse produto, porque, diferentemente dos países desenvolvidos, o Brasil não tem condições de migrar do carro a combustão interna direto para os modelos 100% elétricos.

“Isso seria um salto muito brusco, muito brutal”, diz João Irineu Medeiros, diretor de Compliance de Produto e Regulamentação da montadora Stellantis. Ele ressalta que a Europa fez isso, mas o Brasil não precisa fazer e nem pode. Não precisa porque tem etanol. E não pode porque o custo é alto.

“Os investimentos em curso são altos e precisam ser amortizados. Por isso, o processo deve ser cadenciado. Os programas que há no país ajudam o Brasil a refletir sobre o tema e a entender os setores que emitem CO2. E todo mundo tem que ter a meta da descarbonização. Todos os setores precisam dar sua contribuição”, argumenta.

O diretor da Stellantis se refere a programas como Combustível do Futuro, RenovaBio, Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, Rota 2030, entre outros. São iniciativas que ajudam o país a pensar num marco regulatório, algo necessário para a mudança de paradigmas que o Brasil precisa promover em vários setores, inclusive na mobilidade, diante do compromisso assumido em torno da redução das emissões de carbono. Signatário do Acordo de Paris, o governo brasileiro se comprometeu em alcançar a neutralidade até 2050.

João Irineu ressalta que o Brasil tem “uma excelente oportunidade” de descarbonizar a mobilidade estimulando o uso do etanol. “Nenhum país no mundo tem essa oportunidade de promover a descarbonização a baixo custo e tão rápido”, diz. É importante lembrar que países da Europa avançam com essa pauta graças à bonificação ao consumidor para estimular a compra do carro elétrico. Não há chance a curto prazo de se fazer isso aqui.

“O Brasil tem quatro décadas de acúmulo de tecnologia nesta área e intensificar o uso do etanol é uma decisão inteligente, que leva em conta a imensa plataforma produtiva, logística e de distribuição já implantada no país”, diz João Irineu.

Ganhando tempo

Outro aspecto é que a transição com o uso do etanol dá tempo para que o custo do carro 100% elétrico caia. Há hoje uma forte demanda por baterias elétricas no mundo, em virtude do processo acelerado de zerar as emissões de carbono em vários países europeus, e essa demanda está desequilibrada com a oferta, o que eleva os custos de produção.

O executivo defende que haja estímulos por parte dos governos ao uso do etanol. “Estímulo pelo lado do consumidor, atacando preço, considerando a equação de quanto o carro performa com etanol — em média 30% abaixo da gasolina -, mas também do lado do distribuidor”, diz.

A indústria tem feito sua parte. O Programa Inovar-Auto, encerrado em 31 de dezembro de 2017, alcançou a meta de melhorar o motor a etanol em 11% . O seu sucessor, o Programa Rota 2030, tem o mesmo percentual como meta a ser cumprida até 2030.

Motores híbridos

Caminhando na direção da descarbonização, a Stellantis trabalha na combinação do etanol com a eletrificação em motores híbridos, como transição para uma mobilidade sustentável de baixo carbono. Porque isso permitirá o acesso de faixas maiores do mercado consumidor a tecnologias de baixa emissão.

Mas a sua rota tecnológica da motopropulsão não para por aí. Ela começa no desenvolvimento de motores mais eficientes, passa pelo aprimoramento do etanol e sua utilização em sistemas híbridos de propulsão, que combinem o biocombustível com a eletrificação. A rota avança para os motores elétricos a bateria e vai até as células de combustível a etanol.

Protagonismo

Quando considerado o conceito well-to-wheel (no caso, do campo à roda), o etanol é altamente eficiente quanto às emissões, porque a cana-de-açúcar em seu ciclo de desenvolvimento vegetal absorve de 70% a 80% do CO2 liberado na produção e queima do etanol combustível.

E o setor sucroalcooleiro está atento a isso. As mudanças nos carros vão trazer o etanol à condição de protagonista que teve na década de 70, quando foi lançado o Programa Pró-Álcool. Na época ele surgiu como alternativa à gasolina e graças a isso, hoje em dia, quase 75% da frota brasileira é flex.

Para o presidente do Sindicato do Açúcar do álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, o etanol terá vida longa como combustível, ainda que as montadoras avancem com a eletrificação. “O Brasil é o único país do mundo que conta com uma rede de distribuição para o etanol. São mais de 40 mil postos e isso é muito favorável”, diz.

O uso do etanol terá uso tanto em veículos flex, como num novo modelo que começa a ser explorado, que é o automóvel a célula de combustão. A célula de combustão extrai o hidrogênio verde que está no etanol.

“A teoria da gente é a da hibridização das fontes, com etanol. Para nós o caminho são os automóveis com célula de combustão. O modelo 100% elétrico tem o desafio do descarte das baterias, que têm lítio e cobalto. A quem fica esse ônus?”, questiona Cunha.

A reciclagem das baterias é realmente um desafio. Para João Irineu, as baterias do carro elétrico são objetos tecnologicamente bastante evoluídos, que têm carga de materiais nobres elevados e esses elementos seguramente farão com que surjam fábricas de reciclagem de bateria, dada a necessidade de reaproveitamento desses materiais.

Fonte: Patricia Raposo – Movimento Econômico

Leia mais

Raízen tem até maio de 2026 para reenquadrar cotação das ações ao valor mínimo exigido

São Martinho fecha moagem da safra 2025/26 em 21,67 milhões de toneladas

Bunge obtém certificação à soja de Rondonópolis (MT) para produção de SAF

Petrobras anuncia entregas do primeiro SAF produzido no Brasil

SendTweetCompartilhar
Artigo anteiror

De geada a calor de 40º. Confira a previsão a previsão do tempo para o início da semana

Próximo post

Brasil será autossuficiente em trigo em até 5 anos, diz presidente da Embrapa

Redação Visão Agro

Redação Visão Agro

Notícias Relacionadas

Raízen paga R$ 300 mil à CVM para encerrar processo sobre operação “fantasma” de E2G

Raízen tem até maio de 2026 para reenquadrar cotação das ações ao valor mínimo exigido

12 dezembro, 2025
Adjuvantes agrícolas ganham destaque em eventos

São Martinho fecha moagem da safra 2025/26 em 21,67 milhões de toneladas

11 dezembro, 2025
Lucro líquido da Bunge soma US$ 166 milhões no terceiro trimestre

Bunge obtém certificação à soja de Rondonópolis (MT) para produção de SAF

10 dezembro, 2025
Petrobras anuncia entregas do primeiro SAF produzido no Brasil

Petrobras anuncia entregas do primeiro SAF produzido no Brasil

9 dezembro, 2025
Zilor anuncia aquisição de usina por R$ 600 milhões e aumenta capacidade de moagem

Zilor tem lucro líquido de R$ 195,5 milhões no 2º trimestre de 2025/26, alta de 82%

8 dezembro, 2025
De Vibra a Ultrapar: Distribuidoras ganham mercado após operações contra o crime

De Vibra a Ultrapar: Distribuidoras ganham mercado após operações contra o crime

8 dezembro, 2025
Be8 projeta suprir 24% da demanda gaúcha por etanol anidro com usina de trigo

BP Bioenergy amplia eficiência industrial na produção de etanol com uso de biotecnologia

8 dezembro, 2025
Usina Batatais adquire canaviais da Bazan, incluindo parcela vinda da Santa Elisa

Usina Batatais adquire canaviais da Bazan, incluindo parcela vinda da Santa Elisa

4 dezembro, 2025
Jalles contrata R$ 200 milhões com BNDES para amenizar efeitos do tarifaço sobre açúcar orgânico

Jalles contrata R$ 200 milhões com BNDES para amenizar efeitos do tarifaço sobre açúcar orgânico

3 dezembro, 2025
Cocal inicia transição para assumir usinas em Rio Brilhante e expandir atuação no MS

Cocal inicia transição para assumir usinas em Rio Brilhante e expandir atuação no MS

3 dezembro, 2025
Carregar mais
Próximo post

Brasil será autossuficiente em trigo em até 5 anos, diz presidente da Embrapa

LinkedIn Instagram Twitter Youtube Facebook

CONTATO
(16) 3945-5934
atendimento@visaoagro.com.br
jornalismo@visaoagro.com.br
comercial@visaoagro.com.br

VEJA TAMBÉM

  • Prêmio Visão Agro
  • Vision Tech Summit 
  • AR Empreendimentos

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36

Inovação, tecnologia e transformação digital no Agronegócio.
Prepare-se para o maior evento tech-agro do ano!

Saiba mais no site oficial

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Bioenergia
    • Biocombustíveis
    • Biogás
    • Biomassa
    • Energia renovável
    • Usinas
  • Mundo Agro
    • Cooperativismo
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
  • Mercado
    • Clima
    • Economia
    • Geopolítica
    • Internacional
    • Negócios
    • Política e Governo
    • Transporte
  • Culturas
    • Algodão
    • Café
    • Cana de Açúcar
    • Fruticultura
    • Grãos
    • Milho
    • Pecuária
    • Soja
    • Trigo
  • Insumos agrícolas
    • Adubos e fertilizantes
    • Biológicos e Bioinsumos
    • Defensivos Agrícolas
    • Implementos Agrícolas
    • Irrigação
    • Máquinas agrícolas
  • Eventos Visão Agro
    • Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã
    • Prêmio Visão Agro Brasil
    • Vision Tech Summit – Agro
    • Prêmio Visão Agro Centro – Sul
  • Em destaque
  • Leia mais

Todos os direitos reservados 2024 © A R EMPREENDIMENTOS COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA – CNPJ: 05.871.190/0001-36